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dc.creatorDias, Valéria da Veiga
dc.date.accessioned2017-04-25
dc.date.available2017-04-25
dc.date.issued2011-03-10
dc.identifier.citationDIAS, Valéria da Veiga. "Analysis of management practices in sustainable business internationalized brazilian chemical industry". 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4576
dc.description.abstractThe internationalization of business and the concern for product differentiation in the market appears as a trend among organizations that seek growth. For this growing number of organizations intent on investing in issues related to new values such as citizenship, ethics and environmental concerns. There is adopting a more sensitive community issues or even acceptance of responsibility for the impacts of their production processes, inserting themselves in what was initially called the Social Responsibility in a business environment and developed the concept of Elkington (1998) generated a discussion about a new movement that was called a sustainable paradigm. The subject has been highlighted because it can become a barrier or an opportunity for organizations. The aim of this study therefore was to determine "how chemical companies with international operations are structured to sustainable management in their business?" The results of the study, qualitative and descriptive, were obtained from the interviews were semi-structured with key managers from three large organizations and secondary data analysis. Data were analyzed using content analysis technique through which interrelationships currents showed the use of sustainable management in practice by organizations, despite the use diferents. Motivations are so general that even the sustainable management is closely linked to supporting tools and not as part of building business strategy although it is possible to realize that they seek a greater involvement in this direction when they start to review their strategy. This question may be perceived at different levels between the companies, but which highlights the issue is the lack of direct indicators for sustainable investment and return. Sustainable management proved to be a source of opportunity for overseas business for the companies studied, since the preparation for performance with environmental legislation, global requirements, raw materials and processes environmentally friendly organizations prepared to market at the global level and in Brazil note that the innovative products for their production process and / or alternative raw material does not get highlighted. Acting in a sustainable way possible the development of strategies agreed with conscious posture and changes in general cultural terms, which can generate new opportunities for those who can monitor the global business landscape.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectGlobalizationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectStrategyeng
dc.title Análise de práticas de gestão sustentável em empresas internacionalizadas do setor químico brasileiro por
dc.title.alternative"Analysis of management practices in sustainable business internationalized brazilian chemical industry"eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA internacionalização dos negócios e a preocupação com a diferenciação dos produtos no mercado figura como uma tendência entre as organizações que visam crescimento. Para tanto cresce o número de organizações atentas em investir em questões relacionadas com novos valores, como cidadania, ética e preocupações ambientais. Verifica-se a adoção de uma postura mais sensível aos problemas da comunidade ou mesmo a aceitação da responsabilidade sobre os impactos causados por seus processos produtivos, inserindo-se no que foi chamado inicialmente de Responsabilidade Social dentro de um contexto empresarial e evoluiu ao conceito de Elkington (1998) geraram a discussão em torno de um novo movimento que foi chamado de paradigma sustentável. O tema vem ganhando destaque, pois pode tornar-se uma barreira ou uma oportunidade para as organizações. O objetivo deste estudo, portanto foi verificar: de que forma empresas químicas com atuação internacional estruturam a gestão sustentável em seus negócios? Os resultados do estudo, de caráter qualitativo e descritivo, foram obtidos a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, com os principais gestores de três grandes organizações e análise de dados secundários. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo o que através de interrelações correntes evidenciou o uso da gestão sustentável de forma prática pelas organizações, apesar de motivações ao uso diversas.Observou-se de forma geral que a gestão sustentável ainda está muito ligada a ferramentas de apoio e não como parte da construção da estratégia das empresas apesar de ser possível perceber que as mesmas buscam um envolvimento maior neste sentido quando passam a rever suas estratégias.Essa questão pode ser percebida em diferentes níveis entre as empresas, mas o que evidencia a questão é a falta de indicadores diretos para investimento e retorno sustentável. A gestão sustentável se mostrou como fonte de oportunidade para negócios no exterior para as empresas estudadas, já que a preparação para atuação com legislação ambiental, exigências globais, matérias-primas e processos ecologicamente corretos preparou as organizações a comercializarem em esfera global, e no Brasil nota-se que os produtos inovadores por seu processo produtivo e/ou matéria-prima alternativa ainda não obtêm maior destaque. Atuar de forma sustentável possibilita o desenvolvimento de estratégias acertadas com postura consciente e mudanças em termos culturais em geral, que pode gerar novas oportunidades para aqueles que puderem acompanhar o cenário empresarial global.por
dc.contributor.advisor1Scherer, Flavia Luciane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708089U6por
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Clandia Maffini
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702770U4por
dc.contributor.referee1Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764371U2por
dc.contributor.referee2Souza, Renato Santos de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797085Z8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730865Z6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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