Mostrar registro simples

dc.creatorVelter, Aline Nadalin
dc.date.accessioned2017-04-06
dc.date.available2017-04-06
dc.date.issued2011-04-13
dc.identifier.citationVELTER, Aline Nadalin. A study of the determinants of pro-environmental behavior of university professors. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4583
dc.description.abstractWith the growing pressures of social actors on the degradation of the environment and that this has direct influence on quality of life, called the growing environmental movement. Committed to this movement, the eco-consumer voice their environmental concerns in their attitudes and consequently in their buying behavior, consider seeking products that cause less adverse impacts to the environment and appreciating those that are produced by environmentally responsible companies. Thus, this study sought to identify determinates that influence the purchasing behavior of university professors of business administration courses from Brazilian institutions towards pro-environmental products. To that end, was investigated the environmental awareness of consumers using the scale of the New Ecological Paradigm (NEP-Scale) developed by Dunlap and Van Liere (1978) and updated by Dunlap et al. (2000). It was also applied the scale Enoki et al. (2008) to ascertain the impact of marketing mix strategies in their purchasing behavior pro-environment. Was conducted a survey research to then test the model through the use of structural equation modeling. The findings didn t indicate a positive relationship between environmental awareness and purchasing behavior pro-environmental. However, there were positive relationships between the strategies of price, place and product and purchasing behavior in environmentally friendly, as well as the positive influence of the promotion strategy on pricing strategies, place strategies and product strategies of green marketing. In the end, it is proven that the marketing strategies are important in influencing the pro-environmental purchase behavior of the consumers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsciência ecológicapor
dc.subjectMix de marketing verdepor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectEcological awarenesseng
dc.subjectGreen marketing mixeng
dc.subjectConsumer behavioreng
dc.titleUm estudo dos determinantes ao comportamento pró-ambiental de professores universitáriospor
dc.title.alternativeA study of the determinants of pro-environmental behavior of university professorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCom o crescimento das pressões dos atores sociais sobre a degradação do meio ambiente e a interferência direta que esse tem na qualidade de vida das pessoas, cresce o chamado movimento ambientalista. Engajado a esse movimento, o consumidor ecológico manifesta as suas preocupações ambientais nas suas atitudes e, consequentemente, no seu comportamento de compra, buscando produtos que considera causarem menos impactos negativos ao meio ambiente e valorizando aqueles que são produzidos por empresas ambientalmente responsáveis. Dessa forma, este estudo buscou identificar os determinates que influenciam o comportamento de compra de professores universitários dos cursos de administração de instituições brasileiras perante produtos pró-ambientais. Para tanto, foi averiguada a consciência ambiental desses consumidores, utilizando-se a escala do Novo Paradigma Ecológico (Escala-NEP), desenvolvida por Dunlap e Van Liere (1978) e atualizada por Dunlap et al. (2000). Também foi aplicada a escala de Enoki et al. (2008) para verificar o impacto das estratégias do mix de marketing verde no comportamento de compra próambiental. Foi conduzida uma pesquisa do tipo survey para, posteriormente, testar o modelo proposto através da utilização da modelagem de equações estruturais. Os achados não indicaram uma relação positiva entre consciência ecológica e comportamento de compra próambiental do consumidor. No entanto, ocorreram relações positivas entre as estratégias de preço, praça e produto no comportamento de compra ambientalmente favorável, assim como a influência positiva da estratégia promoção nas estratégias de preço, praça e produto do mix de marketing verde. Ao final, é comprovado que as estratégias de marketing são importantes para influenciar o comportamento de compra pró-ambiental dos consumidores.por
dc.contributor.advisor1Battistella, Luciana Flores
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764342Z8por
dc.contributor.referee1Nascimento, Luis Felipe Machado do
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788516P4por
dc.contributor.referee2Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764371U2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484090P6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples