Mostrar registro simples

dc.creatorSarturi, Greici
dc.date.accessioned2017-04-12
dc.date.available2017-04-12
dc.date.issued2011-03-18
dc.identifier.citationSARTURI, Greici. Contributions of cultural aspects within the implementation of the strategic planning. 2011. 98 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4584
dc.description.abstractThe strategic planning corresponds to a management tool widely used by the organizations. However, the implementation of such tool may bring about structural changes on the enterprise organization. Due to those changes, to start a formulation and strategic implementation it is necessary to take into consideration aspects related to the organization culture, because just as the cultural aspects are influenced by the changing process, they also influence on the strategic decisions. For the need of gathering information on the organization culture which enable the increasing on the Strategic Planning effectiveness , this research has the aim to identify and examine the cultural aspects which contribute to the implementation of the Strategic Planning. To achieve the proposed objective it was used the case study methodology, of qualitative approach and descriptive literature. Data were collected through semi-structured interviews whose analysis was accomplished through methodology suggested by Moraes (2003). The cultural aspects were studied based on the Trompenaars (1994) patterns, who suggests the culture profile analysis in an organization through seven extents, being five of them related to relationships and rules, one about the way the enterprise manages the time and another about the way it relates with nature. The obtained results evidenced that the cultural aspects constitute an important study variable when it is intended to use a management tool. Concerning the Strategic Planning the extents Universalism versus Particularism; Collectivism versus Individualism; Diffuse versus Speciffic; Synchronous versus Sequential were the ones which revealed the biggest influence concerning the tool effectiveness.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectFerramenta de gestãopor
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectOrganizational cultureeng
dc.subjectManagement tooleng
dc.titleContribuições dos aspectos culturais na implementação do planejamento estratégicopor
dc.title.alternativeContributions of cultural aspects within the implementation of the strategic planningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Planejamento Estratégico corresponde a um ferramenta de gestão amplamente utilizada pelas organizações. No entanto, a implementação dessa ferramenta pode provocar mudanças na estrutura organizacional da empresa. Em função dessas mudanças, para iniciar um processo de formulação e implementação estratégica é necessário levar em conta os aspectos relacionados à cultura da organização, pois, da mesma forma que os aspectos culturais são influenciados pelo processo de mudanças, eles influenciam nas decisões estratégicas. Devido à necessidade de levantar informações sobre a cultura da organização que possibilitem aumentar a eficácia do Planejamento Estratégico, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os aspectos culturais que contribuem para a implementação do Planejamento Estratégico. Para abarcar o objetivo proposto utilizou-se a metodologia de estudo de caso, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, cuja análise foi realizada através da metodologia proposta por Moraes (2003). Os aspectos culturais foram estudados com base no modelo de Trompenaars (1994), o qual sugere a análise do perfil cultural de uma organização através de sete dimensões, sendo cinco delas relacionadas aos relacionamentos e regras, uma com a forma como a empresa gerencia o tempo e uma relacionada à sua relação com a natureza. Os resultados obtidos evidenciaram que os aspectos culturais constituem uma importante variável de estudo quando se pretende implementar uma ferramenta de gestão. No caso do Planejamento Estratégico as dimensões Universalismo x Particularismo; Coletivismo x Individualismo; Difuso x Específico; Sincrônica x Sequencial foram as que se revelaram de maior influencia para a eficácia da ferramenta.por
dc.contributor.advisor1Estrada, Rolando Juan Soliz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700410U0por
dc.contributor.referee1Estivalete, Vania de Fátima Barros
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705184T5por
dc.contributor.referee2Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704477T9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487100H4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples