Mostrar registro simples

dc.creatorFialho, Camila Borges
dc.date.accessioned2017-04-07
dc.date.available2017-04-07
dc.date.issued2012-06-20
dc.identifier.citationFIALHO, Camila Borges. Strategic alignment between business and information technology in federal institutions of higher education. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4607
dc.description.abstractAfter the emergence of Information Technology (IT) in the mid-twentieth century, became noted the dependency relationship established between the use of Information Systems (IS) and work processes. Through this thinking, it is essential to search for the alignment between information technology and organizational strategic plans, in order to obtain results which provide entrepreneurial success. Strategic alignment refers to the application of IT in the right way, at the right time and in harmony with business strategies (Luftman, BRIER, 1999). Promote the alignment of business strategies with IT has been studied by many works. However, there still exists in organizations, especially in Brazil, a difficulty in seeing the improvements that IT can provide for competitiveness of enterprises (Affeldt and Vanti, 2007). In this context of constant innovation, the objective of this study was established to check the supportive resources in alignment between Business and Information Technology in the Federal Institutions of Higher Education (IFES). In this sense, we performed a descriptive qualitative in nature through the application of interviews with managers of the areas of Planning and Information Technology of three Federal Universities of Rio Grande do Sul Therefore, it was used as an indicator of the research model Strategic Alignment of Rao (2002) which provides supportive resources for strategic alignment, as well as his instrument of data collection, which gave rise to the interview protocol of this research. In short, according to the objective of identifying the key features supportive of alignment between business and IT can be diagnosed in a general way that the resources People or Human Resources and Information Technology are the main responsible for the success of communication in strategic alignment Federal Institutions of Higher Education in Rio Grande do Sul These results guide the understanding of the strategic alignment may be related to maturity of the institutions, since the oldest institution showed the best results and establishing younger, less consistent results. According to Luftman (2003) strategic alignment is difficult to obtain and more difficult to maintain. Thus, the challenge of these institutions is to keep the positive aspects, features supporters of this alignment and increase the resources vacant.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlinhamento estratégicopor
dc.subjectRecursos sustentadorespor
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superior (IFES)por
dc.subjectStrategic alignmenteng
dc.subjectFederal Institutions of Higher Education (FIHE)eng
dc.subjectSupportive resourceseng
dc.titleAlinhamento estratégico entre o negócio e a tecnologia da informação em instituições federais de ensino superiorpor
dc.title.alternativeStrategic alignment between business and information technology in federal institutions of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA partir do surgimento da Tecnologia de Informação (TI) na metade do século XX, tornou-se notável a relação de dependência que se estabeleceu entre o uso de Sistemas de Informação (SI) e processos de trabalho. Através deste pensamento, torna-se fundamental a busca pelo alinhamento entre a Tecnologia da Informação e os planos estratégicos organizacionais, visando a obtenção de resultados que facultem o sucesso empresarial. O alinhamento estratégico refere-se à aplicação da TI do modo correto, no tempo correto e em harmonia com as estratégias de negócios (LUFTMAN; BRIER, 1999). Promover o alinhamento das estratégias de negócio com a TI tem sido objeto de estudo de muitos trabalhos. No entanto, ainda existe nas organizações, sobretudo no Brasil, uma dificuldade em perceber as melhorias que a TI pode proporcionar para a competitividade das empresas (AFFELDT e VANTI, 2007). Diante desse cenário de inovações constantes, o objetivo deste estudo firmou-se em verificar os recursos sustentadores no alinhamento entre o Negócio e a Tecnologia de Informação em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Neste sentido, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa por meio da aplicação de entrevistas com os gestores das áreas de Planejamento e Tecnologia da Informação de três Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi utilizado como balizador da pesquisa o modelo de Alinhamento Estratégico de Rezende (2002) o qual apresenta recursos sustentadores para o alinhamento estratégico, bem como seu instrumento de coleta de dados, o qual deu origem ao protocolo de entrevista desta pesquisa. Em suma, de acordo com o objetivo de identificar os principais recursos sustentadores do alinhamento entre o Negócio e a TI pode-se diagnosticar de forma geral que os recursos Pessoas ou Recursos Humanos e Tecnologia da Informação são os maiores responsáveis pelo sucesso do alinhamento estratégico comunicacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Rio Grande do Sul. Tais resultados direcionam a compreensão de que o alinhamento estratégico pode estar relacionado à maturidade das instituições, uma vez que a instituição mais antiga apresentou melhores resultados e a instituição mais jovem, resultados menos consistentes. De acordo com Luftman (2003) o alinhamento estratégico é algo difícil de obter e mais difícil de manter. Sendo assim, o desafio destas instituições é manter os aspectos positivos, os recursos sustentadores deste alinhamento e potencializar os recursos vacantes.por
dc.contributor.advisor1Löbler, Mauri Leodir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7320669188854401por
dc.contributor.referee1Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.contributor.referee2Limberger, Sergio João
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7051458437336347por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4167579847277378por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples