Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Rozali Araújo dos
dc.date.accessioned2017-04-24
dc.date.available2017-04-24
dc.date.issued2012-05-14
dc.identifier.citationSANTOS, Rozali Araújo dos. Social fuel seal: the prospects for the biodiesel industry in Rio Grande do Sul. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4609
dc.description.abstractIn recent decades, it became more evident concern for sustainable development and environmental preservation, which debate from an individual to a global discussion, including the business. In these terms, the growing concern for the environment and the possible shortage of oil transformed the issue of biofuels to an important topic in Brazil and abroad. In Brazil, aiming to stimulate the production of biofuels, the government created the National Biodiesel Production and Social Fuel Seal, which includes the social dimension of sustainable development, promoting social inclusion of family farmers linked to production activities of oil for the industrialization of biodiesel. In this context, firms can be the primary parts of the strategy proposed by the government, to leveraging sustainable development in Brazil. Given this reality, this study aimed to identify the impact of the Social Fuel Seal in corporate management of south Brazilian companies that decided to adopt this certification, considering the dimensions of sustainable development, innovation and company strategy. To cover the proposed objective, it was used the case study methodology, with a qualitative and descriptive approach. The data was collected through semi-structured interviews, conducted via digital voice recorder, in loco, with a professional with knowledge about the Social Fuel Seal and its management in biodiesel companies that has the Social Fuel Seal certificate, located in the state of Rio Grande do Sul, BsBios, Camera, Granol, Oleoplan e Olfar. In order to support the analysis of this research, it was conducted an assessment tool, used to structure the data collection instrument. The interpretation and data analysis were given mainly in a qualitative approach, using document analysis and content analysis. The results showed that the Social Fuel Seal impacts on businesses in the context of sustainable development, innovation and strategy. The label brings changes for companies and is envisioned as an opportunity for market inclusion. The Social Fuel Seal brings to the companies a competitive advantage in a market still in development, but with good prospects for development and growth.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiodieselpor
dc.subjectSelo combustível socialpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentável inovação e estratégiapor
dc.subjectBiodieseleng
dc.subjectSocial fuel sealeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectInnovation and strategyeng
dc.titleSelo combustível social: a perspectiva da indústria de biodiesel do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeSocial fuel seal: the prospects for the biodiesel industry in Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNas ultimas décadas, tornou-se mais evidente a preocupação com o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, que migraram de debates singulares para reflexões globais, inclusive para o meio empresarial. Nesses termos, em virtude da crescente preocupação com o meio ambiente e a possível escassez do petróleo, a temática dos biocombustíveis vem ganhando corpo no Brasil e no mundo, sendo que no Brasil, visando estimular a produção dos bicombustíveis, o governo criou o Programa Nacional de Produção de Biodiesel- PNPB e o Selo Combustível Social- SCS, que abrange a dimensão social do desenvolvimento sustentável, promovendo a inclusão social de agricultores familiares ligados a atividades de produção de oleaginosas para industrialização de biodiesel. Assim, neste contexto, as empresas aparecem como peças primordiais da estratégia voltada a alavancar o desenvolvimento sustentável no Brasil proposta pelo governo. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo identificar o impacto do selo combustível social na gestão das empresas gaúchas que decidiram pela adoção dessa certificação, considerando as dimensões do desenvolvimento sustentável, da inovação e da estratégia da empresa. Para abarcar o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia de estudo de caso, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas por meio de gravador de voz digital, in loco, de 09 de dezembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012, com profissional com conhecimento sobre o selo combustível social e sua gestão nas empresas produtoras de biodiesel, portadoras do selo combustível social, localizadas no estado do RS, a citar BsBios, Camera, Granol, Oleoplan, e Olfar. Com o intuito de sustentar a análise da pesquisa, elaborou-se uma ferramenta de avaliação que foi utilizada também para a estruturação do instrumento de coleta de dados. A interpretação e análise de dados se deram, preponderantemente, de forma qualitativa, pela análise documental e análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciaram que o selo impacta nas empresas, tanto no âmbito do desenvolvimento sustentável, como na inovação e na estratégia. O selo traz consigo mudanças para as empresas e ele é vislumbrado como uma oportunidade para inserção das mesmas no mercado. Os impactos causados, por sua vez, são assimilados, trazendo para as empresas detentoras do selo uma vantagem competitiva em um mercado ainda em desenvolvimento, mas com boas perspectivas de evolução e crescimento.por
dc.contributor.advisor1Moura, Gilnei Luiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709921J3por
dc.contributor.referee1Gomes, Clandia Maffini
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702770U4por
dc.contributor.referee2Elesbão, Ivo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777127D8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1403080696600463por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples