Mostrar registro simples

dc.creatorMello, Samuel Ferreira de
dc.date.accessioned2017-04-24
dc.date.available2017-04-24
dc.date.issued2012-06-22
dc.identifier.citationMELLO, Samuel Ferreira de. Organizational values and learning: a study in a nongovernmental organization. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4618
dc.description.abstractThis work has aimed the understanding between two constructs in Business area, organizational values and organizational learning, in the light of the members of a Non Governmental Organization in the city of Santa Maria. So, descriptive interviews were held, using the quantitative method to gather and analyze the data. The instrument to collect the data was divided in three parts. The first one aimed to understand the population profile; the second searched to identify the noticed organizational values, based on Oliveira and Tamayo (2004); and the third part sought to verify how is the learning process in the organization based on Goh and Richards (1997) and Angelim and Guimarães (2003). To analyze the data were realized tests in the organization population composed by 78 members. The correlation between de constructs was carried out, as well as the mean and the standard deviation. The study relevance stands on both concepts being active agents in the changing process, they are able to highlight the teams abilities, to set a shared vision, to clarify common objectives and to ensure the continuous learning process. The main results were the members in this organization prioritize the Autonomy and Fulfillment values, evidencing that challenges and possibility to be creative as well as competence and success are organizational values strongly present in the organization. In relation to learning, the dimensions Clarity of Mission and Purpose were considered at the top by the members, showing that the organization puts out clearly its mission, in which may facilitate to the members understand the possible ways to achieve the objectives. Finally, this research reveals a moderate correlation between the value Autonomy and the learning dimension Experimentation, and also between the value Concern for the Collective and the learning dimension Knowledge Transfer.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectValores organizacionaispor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectOrganização não governamentalpor
dc.subjectOrganizational valueseng
dc.subjectOrganizational learningeng
dc.subjectNon-governmental organizationeng
dc.titleValores e aprendizagem organizacionais: um estudo em uma organização não governamentalpor
dc.title.alternativeOrganizational values and learning: a study in a nongovernmental organizationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA elaboração deste trabalho teve como objetivo a compreensão entre dois construtos da área da Administração, os valores organizacionais e a aprendizagem organizacional, sob a ótica dos membros de uma organização não-governalmental na cidade de Santa Maria. Portanto, foram realizadas entrevistas de caráter predominantemente descritivo, utilizando o método quantitativo para levantamento e análise dos dados. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi dividido em três partes. A primeira etapa objetivou levantar o perfil da população, a segunda parte, buscou-se identificar os valores organizacionais percebidos na organização, baseado em Oliveira e Tamayo (2004). A terceira foi desenvolvida a partir de estudos de Goh e Richards (1997) e Angelim e Guimarães (2003) a fim de verificar como se dá o processo de aprendizagem organizacional na organização estudada. Para análise dos dados, foram realizados testes na população da organização composta por 78 membros integrantes. Assim, foi realizada a correlação entre os construtos, além de apontar as médias e desvios-padrão obtidos nos fatores dos mesmos. A relevância desse estudo se dá devido ambos os conceitos abordados serem agentes ativos no processo de mudança, capazes de realçar a capacidade da equipe, estabelecer uma visão compartilhada, clarificar objetivos comuns, assegurar o processo contínuo do aprendizado. Os principais resultados encontrados foram que os membros da organização estudada priorizam valores de Autonomia e Realização, mostrando que os desafios e possibilidades de agir criativamente, assim como a competência e o sucesso são valores organizacionais fortemente presentes na organização. Quanto ao fator aprendizagem organizacional, os fatores Clareza e propósito na missão foram mais considerados pelos membros, demonstrando que a organização deixa claro, facilitando que os seus integrantes entendam os possíveis caminhos necessários para atingir os objetivos. A pesquisa ainda demonstra que existe uma correlação moderada entre o valor de autonomia e a dimensão de aprendizagem Experimentação e ainda correlação moderada entre os fatores Preocupação com a coletividade, com Transferência do conhecimento.por
dc.contributor.advisor1Estivalete, Vania de Fátima Barros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802457117269462por
dc.contributor.referee1Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.contributor.referee2Beck, Carmem Lúcia Colomé
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2883979357361814por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1156487607212312por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples