Mostrar registro simples

dc.creatorEllwanger, Marcelo Paulo
dc.date.accessioned2017-04-19
dc.date.available2017-04-19
dc.date.issued2012-06-25
dc.identifier.citationELLWANGER, Marcelo Paulo. Conditioning factors of the cooperative environment between components of a public institution. 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4619
dc.description.abstractLiterature has revealed reasons or motivations to undertake actions of cooperation, as well as some successful factors and facilitating elements of relationships. However, the reasons are necessary conditions, but not sufficient to develop them. Therefore, it is proposed that the cooperative relationships present reasons to be conceived, which, by itself does not promote inter-cooperation, only awakes interest. However, there are in literature, among "success factors" and "facilitating elements", those which are called conditioning factors of the development of inter-cooperative relationships. It is observed that a public institution also represents a form of organization, with its peculiarities which differ from the private organization, but, in the same way, maintains relationships between its components. It appears that, even in the face of the possibilities and potentialities of cooperation between its components, they do not cooperate among themselves, or rarely cooperate without a cold/ motivation. Thus, there is the intention in checking which factors could be considered conditionings in order to maintain or strengthen the cooperative relationships between the components of a public institution. By means of content analysis performed in the interviews with the board directors of the teaching units at Federal University of Santa Maria - UFSM, it were raised the possibility of cooperation between the units, as well as the difficulties and factors considered conditionings to cooperative practice. Following, the factor analysis of data obtained by the questionnaires applied to teachers and administrative servers, demonstrates that the most important factors for UFSM servers present individualistic characteristics. Finally, through an ANOVA test, there were pointed correlations among the factors found and the UFSM teaching units. The study of the practices of cooperation gains also in importance, when it is realized that the business environment is leading towards the competition challenge without taking account the principle of cooperation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectCooptaçãopor
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectPublic managementeng
dc.subjectCooptationeng
dc.titleFatores condicionantes do ambiente cooperativo entre órgãos de uma instituição públicapor
dc.title.alternativeConditioning factors of the cooperative environment between components of a public institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA literatura tem revelado as razões ou motivações para empreender ações de cooperação, bem como alguns fatores de sucesso e elementos facilitadores dos relacionamentos. Não obstante, as razões são condições necessárias, porém não suficientes para desenvolvê-los. Por isso, propõe-se que os relacionamentos cooperativos apresentem motivos para serem concebidos, os quais, por si só, não promovem a intercooperação, apenas despertam o interesse por ela. No entanto, há na literatura dentre os fatores de sucesso e os elementos facilitadores , os que se denominam fatores condicionantes do desenvolvimento de relacionamentos intercooperativos. Observa-se que uma Instituição Pública também representa uma forma de organização, com suas peculiaridades que a diferem da organização privada, mas que da mesma forma mantém relações entre seus órgãos. Verifica-se que, mesmo diante das possibilidades e potencialidades de cooperação entre seus órgãos, estes não cooperam entre si, (ou raramente cooperam) sem uma motivação calculista. Sendo assim, pretende-se verificar quais fatores poderiam ser considerados condicionantes para a manutenção ou para o fortalecimento dos relacionamentos cooperativos entre os órgãos de uma instituição pública. Por meio da análise de conteúdo realizada nas entrevistas com os diretores das unidades de ensino da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, foram levantadas as possibilidades de cooperação entre as unidades, bem como as dificuldades e os fatores considerados condicionantes à prática cooperativa. Em seguida, a análise fatorial dos dados levantados pelos questionários aplicados aos servidores docentes e técnico administrativos, demonstrou que os fatores mais importantes para os servidores da UFSM, possuem caráter individualista. Para concluir, através de um teste ANOVA, procede-se a correlações entre os fatores encontrados e as unidades de ensino da UFSM. O estudo das práticas de cooperação ganha relevância, também, ao se perceber que o ambiente de negócios está conduzindo ao desafio da competição sem deixar de lado o princípio da cooperação.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.contributor.referee1Vieira, Kelmara Mendes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4786960732238120por
dc.contributor.referee2Fleck, Carolina Freddo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3631009141499655por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7903447669877517por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples