Mostrar registro simples

dc.creatorWeber, Jefferson Iglesias
dc.date.accessioned2017-04-13
dc.date.available2017-04-13
dc.date.issued2012-11-28
dc.identifier.citationWEBER, Jefferson Iglesias. Maturity of alignment between strategic planning and information technology in two federal institutions of higher education. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4636
dc.description.abstractThe strategic alignment in an organization refers to the adequacy and functional integration between external and internal environments to develop skills and maximize organizational performance. In this work, was use the model of Luftman (2000) to analyze the maturity of the strategic alignment, which assesses the relationship of IT with the planning area through a five-level scale, based on six criteria: communication, metrics , governance, partnerships, technology and human resources. According to author, the stronger integration between areas, the highest maturity level of alignment. Was chose to perform this study in two federal universities in the state of RS that have different contexts: one was founded in 1960 and has your processes structured and another was instituted in 2005 and their processes are in developing and consolidation. Departing from this context, the main objective of this dissertation was stipulated that identify the level of alignment between Strategic Planning and Information Technology in both IFES. To achieve this goal, was chose to use the method of multiple case study through a qualitative research of a descriptive nature. The results lead to the identification of different levels of alignment maturity in the institutions, and the institution with longer foundation and more established processes to reach a higher level of maturity regarding the institution with shorter foundation and processes being consolidation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlinhamento estratégicopor
dc.subjectMaturidade do alinhamentopor
dc.subjectIFESpor
dc.subjectStrategic alignmenteng
dc.subjectAlignment maturityeng
dc.subjectIFESeng
dc.titleMaturidade do alinhamento entre planejamento estratégico e tecnologia da informação em duas instituições federais de ensino superiorpor
dc.title.alternativeMaturity of alignment between strategic planning and information technology in two federal institutions of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO alinhamento estratégico em uma organização refere-se à adequação e integração funcional entre ambientes externo e interno para desenvolver as capacidades e maximizar a performance organizacional. Nesse trabalho, foi utilizado o modelo de análise da maturidade do alinhamento estratégico de Luftman (2000), que avalia o relacionamento da área de TI com a área de planejamento através de uma escala de cinco níveis, tendo como base seis critérios: comunicação, métricas, governança, parcerias, tecnologia e recursos humanos. Segundo esse autor, quanto mais forte a integração entre as áreas, mais alto o nível de maturidade do alinhamento. Optou-se realizar esse estudo em duas Instituições Federais de Ensino Superior do interior do estado do RS visto que as mesmas apresentam contextos distintos, sendo que uma foi fundada em 1960 e possui seus processos já estruturados e a outra foi instituída em 2005, passando atualmente pelo processo de elaboração e consolidação de seus processos. Partindo-se desse contexto, foi estipulado como objetivo da dissertação, identificar o nível de maturidade do alinhamento entre PE e TI nas duas IFES. Para atingir esse objetivo, optou-se por utilizar o método de estudo de casos múltiplos, através de uma investigação qualitativa de natureza descritiva. Os resultados obtidos levaram à identificação de níveis diferenciados de maturidade do alinhamento nas instituições, tendo a instituição com maior tempo de fundação e com processos mais estabelecidos atingido um nível maior de maturidade em relação a instituição com menor tempo de fundação e com processos em fase de consolidação.por
dc.contributor.advisor1Wittmann, Milton Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785476D0por
dc.contributor.referee1Löbler, Mauri Leodir
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764374E4por
dc.contributor.referee2Simoneto, Eugênio de Oliveira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9407257510714107por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples