Mostrar registro simples

dc.creatorLopes, João Alfredo Carvalho
dc.date.accessioned2017-04-13
dc.date.available2017-04-13
dc.date.issued2013-02-28
dc.identifier.citationLOPES, João Alfredo Carvalho. University-industry links: Universidade Federal de Santa Maria case. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4639
dc.description.abstractThe university-industry interaction increasingly becomes a major mechanism to change knowledge into innovation. This study evaluate whether this interaction contributes to development of companies and research groups in Federal University of Santa Maria context. Was considered the academic and business perspective. The academic side was carried out among research groups that maintains interaction with productive sector among their activities. On the business side were investigated companies that maintain collaboration with the university. The study used a qualitative and exploratory approach. We interviewed directors of four companies and four directors of leading research groups, representing three companies and three research groups. The evaluation of interactions used four dimensions: profile, process, structural factors and outcomes. These dimensions were used for both academic and business side. The results showed that the main contribution of business side was related to innovation in products and processes. Regarding competitiveness, the cooperation influence was less observable and indirect. Regarding sustainability, academic contribution was virtually nonexistent. From university side, interaction showed benefits in all parts of fundamental academic mission - teaching, research and extension - plus benefits in infrastructure. However, from the standpoint of innovation only one of research groups showed technological results. In general it was found that interaction of university researchers with productive sector contributes to development of university and business.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteração universidade-empresapor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectUniversity-industry linkseng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectPerformanceeng
dc.titleInteração universidade-empresa: o caso da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeUniversity-industry links: Universidade Federal de Santa Maria caseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA interação entre o setor acadêmico e empresarial torna-se cada vez mais um dos principais mecanismos para transformar conhecimento em inovação. Este estudo buscou avaliar o processo de interação universidade-empresa na Universidade Federal de Santa Maria e sua contribuição para o desenvolvimento das empresas e grupos de pesquisa envolvidos. Buscouse avaliar esta contribuição por meio da perspectiva acadêmica e empresarial. Na perspectiva acadêmica, o estudo foi realizado junto a grupos de pesquisa que mantêm interação com o setor produtivo entre as suas atividades. No âmbito empresarial, foram investigadas empresas que mantêm colaboração com a universidade. O procedimento metodológico utilizado compreendeu uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Foram entrevistados quatro diretores de empresas e quatro líderes de grupos de pesquisa, representando três empresas e três grupos de pesquisa. A avaliação das interações utilizou quatro dimensões: perfil, processo, fatores estruturais e resultados. Estas dimensões foram utilizadas tanto no âmbito acadêmico quanto no empresarial. Os resultados evidenciaram que a principal contribuição na perspectiva empresarial foi a inovação em produtos e processos. Em relação à competitividade, a cooperação teve influência menos perceptível e indireta. Com relação à sustentabilidade, a contribuição acadêmica foi praticamente inexistente. Na perspectiva da universidade, a interação mostrou benefícios em todas as partes do tripé acadêmico fundamental - ensino, pesquisa e extensão - além de benefícios em infraestrutura. Porém, do ponto de vista da inovação, apenas um dos grupos de pesquisa evidenciou resultados de cunho tecnológico. De forma geral, verificou-se que a interação de pesquisadores da universidade com o setor produtivo contribui para o desenvolvimento da universidade e das empresas.por
dc.contributor.advisor1Gomes, Clandia Maffini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702770U4por
dc.contributor.referee1Scherer, Flavia Luciane
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708089U6por
dc.contributor.referee2Zamberlan, João Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4125067U8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2866316109521486por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples