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dc.creatorCasasola, Fernanda Pase
dc.date.accessioned2017-04-11
dc.date.available2017-04-11
dc.date.issued2012-12-14
dc.identifier.citationCASASOLA, Fernanda Pase. A study of the influence of cynicism and materialism in environmentally conscious consumer behavior. 2012. 164 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4642
dc.description.abstractEnvironmental degradation and the possibility of natural resource reserve depletion, issues identified as a result economic and productive forces, have caused the rise and strengthening of pro-environmental movements. The environmentally conscious consumer, engaged to these movements, expresses concern in their environmental attitudes and hence in their buying behavior. The individual begins to search for products they believe cause less impact to the environment and value those whose inputs and processes come from environmentally responsible companies. The new consumption patterns become a central theme in a large number of researches that seek to explain and investigate the major changes in consumer behavior. The perception that the adoption of strategies aimed at these consumers is effective, leading to an increase in the number of false promises, which then lead consumers to be influenced by cynicism, questioning the legitimacy of the environmental problem. Still, social and cultural pressure for higher levels of consumption implies lower adoption of environmentally conscious behaviors, influencing the level of consumer materialism. The present study aims to investigate the impact of different variables on the adoption of environmentally conscious consumer behavior. Therefore, the adoption of this behavior was investigated from model based on the study by Cardigo (2008), who adapted the models of Roberts (1996) and Straughan and Roberts (1999). A survey was conducted on 334 respondents, among them students and employees of the Universidade Federal de Santa Maria. The main technique of data analysis was to Structural Equation Modeling. The model adapted from Cardigo (2008) was adequate in understanding the impact of cynicism and materialism on the environmentally conscious consumer behavior and showed good fit indexes in Confirmatory Factor Analysis. Of the ten proposed hypotheses, five were confirmed: materialism has a negative relationship with the environmentally conscious behavior. Furthermore, consumer perceived altruism and efficiency have power to moderate the relationship among cynicism, materialism, environmental concern and environmentally conscious consumer behavior.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumo ecologicamente conscientepor
dc.subjectCinismopor
dc.subjectMaterialismopor
dc.subjectEnvironmentally conscious consumptioneng
dc.subjectCynicismeng
dc.subjectMaterialismeng
dc.titleUm estudo da influência do cinismo e do materialismo no comportamento de consumo ecologicamente conscientepor
dc.title.alternativeA study of the influence of cynicism and materialism in environmentally conscious consumer behavioreng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA degradação ambiental e a possibilidade do exaurimento de reservas de recursos naturais, aspectos apontados como resultantes do modelo econômico e produtivo vigente, ocasionam o surgimento e o fortalecimento de movimentos pró-ambientalistas. Engajado a esses movimentos, o consumidor ecologicamente consciente manifesta a preocupação ambiental nas suas atitudes e, consequentemente, no seu comportamento de compra. O indivíduo passa a buscar produtos que acredita causar menor impacto ao meio ambiente e a valorizar aqueles, cujos insumos e processos, são provenientes de empresas ambientalmente responsáveis. Os novos padrões de consumo passam a ser tema central de um grande número de pesquisas que procura explicar e investigar as principais mudanças no comportamento do consumidor. A percepção de que a adoção de estratégias voltadas a esse público é efetiva, ocasiona o aumento do número de falsas promessas, o que leva o consumidor a ser influenciado pelo cinismo e questionar a legitimidade do problema ambiental. Ainda, a pressão social e cultural por maiores níveis de consumo acarreta menor adoção de comportamentos ecologicamente conscientes, influenciando o nível de materialismo no consumidor. O presente trabalho tem por objetivo investigar o impacto de diferentes variáveis na adoção do comportamento de consumo ecologicamente consciente. Para tanto, a adoção desse comportamento foi investigada a partir de modelo fundamentado no estudo desenvolvido por Cardigo (2008), que adaptou os modelos de Roberts (1996) e Straughan e Roberts (1999). Foi conduzida uma pesquisa do tipo survey, com 334 respondentes, dentre eles, alunos e servidores da Universidade Federal de Santa Maria. A principal técnica de análise de dados foi a Modelagem de Equações Estruturais. O modelo adaptado de Cardigo (2008) mostrou-se adequado na compreensão do impacto do cinismo e do materialismo sobre o comportamento de consumo ecologicamente consciente e apresentou bons índices de ajuste na Análise Fatorial Confirmatória. Das dez hipóteses propostas, cinco foram confirmadas: o materialismo possui relação negativa com o comportamento ecologicamente consciente e o altruísmo e a eficiência percebida do consumidor possuem poder de moderação das relações entre cinismo, materialismo, preocupação ambiental e comportamento de consumo ecologicamente consciente.por
dc.contributor.advisor1Battistella, Luciana Flores
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970571132802995por
dc.contributor.referee1Grohmann, Márcia Zampieri
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154967504992274por
dc.contributor.referee2Dorr, Andrea Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1165079585483396por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9503416408411747por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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