Mostrar registro simples

dc.creatorKich, Taciane Graciele Fanck
dc.date.accessioned2017-04-25
dc.date.available2017-04-25
dc.date.issued2013-04-05
dc.identifier.citationKICH, Taciane Graciele Fanck. Analysis of influence of financial education in behavioral biases framing, mental accounting and loss aversion. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4650
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the influence of behavioral biases in financial education framing, mental accounting and loss aversion. Therefore, we prepared a questionnaire involving the identification of financial education and the three behavioral biases. The implementation of the survey instrument was conducted in three different samples of undergraduate students of the Federal University of Santa Maria, previously classified as high, intermediate and low level of financial education. The groups characterized as low and intermediate level of financial education confirmed their classification, and considered highlevel group, presented the intermediate grade. The framing effect was seen only in the low level of financial education, mental accounting, in all groups, however in a less expressive in the high grade group of financial education, and loss aversion was present also for three groups. However, through an individual examination for all respondents in the sample, conducted by correspondence analysis, it was found that the presence of behavioral biases is found in greater amounts in the low level of financial education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectFramingpor
dc.subjectContabilidade mentalpor
dc.subjectAversão à perdapor
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectFramingeng
dc.subjectMental accountingeng
dc.subjectLoss aversioneng
dc.titleAnálise da influência da educação financeira nos vieses comportamentais framing, contabilidade mental e aversão à perdapor
dc.title.alternativeAnalysis of influence of financial education in behavioral biases framing, mental accounting and loss aversioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho objetiva verificar a influência da educação financeira nos vieses comportamentais framing, contabilidade mental e aversão à perda. Para tanto, elaborou-se um questionário envolvendo a identificação da educação financeira e dos três vieses comportamentais. A aplicação do instrumento de pesquisa foi realizada em três grupos amostrais de alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, previamente classificados como alto, intermediário e baixo nível de educação financeira. Os grupos caracterizados como baixo e intermediário nível de educação financeira confirmaram sua classificação, e o grupo considerado como alto nível, apresentou o grau intermediário. O efeito framing foi verificado apenas no grupo de baixo nível de educação financeira; a contabilidade mental, em todos os grupos, no entanto de forma menos expressiva no grupo de alto grau de educação financeira; e a aversão à perda mostrou-se presente igualmente para os três grupos. No entanto, através de um exame individual para todos respondentes da amostra, realizado por meio da análise de correspondência, detectou-se que a presença dos vieses comportamentais é verificada em maior quantidade no grupo de baixo nível de educação financeira.por
dc.contributor.advisor1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.contributor.referee1Camargo, Maria Emilia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7617091280907670por
dc.contributor.referee2Vieira, Kelmara Mendes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4786960732238120por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4085517560744125por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples