Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Carla Beatriz Soares dos
dc.date.accessioned2017-04-07
dc.date.available2017-04-07
dc.date.issued2013-06-27
dc.identifier.citationSANTOS, Carla Beatriz Soares dos. Satisfaction and performance of technical administrative servers from a federal institution of higher education. 2013. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4671
dc.description.abstractBrazilian public institutions are facing recovery actions to encourage a greater appreciation of its human resources through the development of new organizational policies. Even with all this development, there is still a lack of quantitative information updated, when available, present difficult concepts comparisons difficult. On the other hand, the relationship between job satisfaction and performance has attracted much attention throughout the history of industrial and organizational psychology. Many researchers believe that there is a causal relationship between satisfaction and performance, empirical studies, however, has not confirmed whether or not this relationship. This study aims to determine the impact of factors. The determinants of job satisfaction on the performance of individual server‟s administrative staff of a federal institution of higher education. The analysis was conducted through questionnaires server administrative staff of the Federal University of Santa Maria - UFSM in Santa Maria / RS, randomly, in its various sectors. The present study was carried out taking as basis the questionnaire developed by Valle (2007) and rotated with the method PLS Path Modeling (PLS-PM). The results of the study indicate the latent variable Challenging Work as primarily responsible for the performance perceived by the server. The low coefficient of determination suggests that the determinants of job satisfaction have little impact on the performance perceived by the Institution's servers. These results corroborate previous studies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia organizacionalpor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectTrabalho desafiadorpor
dc.subjectOrganizational psychologyeng
dc.subjectJob satisfactioneng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectChallenging workeng
dc.titleSatisfação e desempenho dos servidores técnicos administrativos de uma instituição federal de ensino superiorpor
dc.title.alternativeSatisfaction and performance of technical administrative servers from a federal institution of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs instituições públicas brasileiras estão voltadas para ações em busca de uma maior valorização de seus recursos humanos, por meio do desenvolvimento de novas políticas organizacionais. Mesmo com todo esse desenvolvimento, ainda há uma carência de informações quantitativas atualizadas que, quando disponíveis, apresentam conceitos difíceis dificultando comparações. Por outro lado, a relação entre satisfação no trabalho e o desempenho tem atraído muita atenção ao longo da história da psicologia industrial e organizacional. Muitos pesquisadores acreditam que exista uma relação causal entre satisfação e desempenho, os estudos empíricos, entretanto, ainda não confirmaram a existência ou não dessa relação. Este trabalho tem como objetivo verificar o impacto dos fatores. Os determinantes da satisfação no trabalho sobre o desempenho individual dos servidores técnico- administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A análise foi realizada por meio de questionários aplicados em servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Santa Maria/RS, de forma aleatória, em seus diversos setores. O presente estudo foi realizado tomando-se por base o questionário desenvolvido por Valle (2007) e rodados com o método PLS Path Modeling (PLS-PM). Os resultados obtidos no estudo apontaram para a variável latente Trabalho Desafiador como principal responsável pelo desempenho percebido pelo servidor. O baixo coeficiente de determinação do modelo sugere que os fatores determinantes de satisfação no trabalho têm pouco impacto no desempenho percebido pelos servidores da Instituição. Estes resultados corroboram com estudos realizados anteriormente.por
dc.contributor.advisor1Ceretta, Paulo Sergio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707322J1por
dc.contributor.referee1Moura, Gilnei Luiz de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709921J3por
dc.contributor.referee2Souza, Adriano Mendonça
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721137Z8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341595751598168por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples