Mostrar registro simples

dc.creatorLobler, Laurenita Maria Bulegon
dc.date.accessioned2017-04-17
dc.date.available2017-04-17
dc.date.issued2013-12-12
dc.identifier.citationLOBLER, Laurenita Maria Bulegon. Determinant factors of the public elementary school education: a multicases analysis. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4681
dc.description.abstractAccess to schooling and education for children and youth of school age in Brazil in terms of school places has not been a concern. On the other hand, faced with high dropout rates, low level of school and consequently the weak performance obtained by schools on standardized tests. The present study aims to analyze the factors that may help explain the performance of public schools in Rio Grande do Sul. To find the different realities presented by state schools, firstly four schools have been selected, and from its results at Ideb in 2011, it has been shown that two of them have had a good performance, while the others have had a bad performance at it. As possible influential factors, facilities and resources, the size of the school, the profile of the school s management, the group size, school time, teachers profile, teachers assessment, commitment, students, teachers and parents have been analyzed. These factors are related to school s daily routine, and can be seen as possible determinants of high or low performances at schools. Questionnaires have been applied to students, teachers, supervisors and guidance service advisors, the principals or head masters, and also on-site visits have been conducted. In the analysis of results, it has been observed that a few factors have presented relevant differences between schools with high and low performances. Among the differences, two of them need to be noted: the facilities and resources are much more adequate in schools which have presented high performance than in the ones with low performance, and also the students from high performance schools have shown more commitment and attention in relation to their studies if compared to students from low performance schools.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFatores influenciadores de desempenhopor
dc.subjectIdebpor
dc.subjectEscolas de alto desempenhopor
dc.subjectEscolas de baixo desempenhopor
dc.subjectPerformance influential factorseng
dc.subjectHigh performance schoolseng
dc.subjectLow performance schoolseng
dc.titleFatores influenciadores no desempenho das escolas públicas de ensino fundamental: uma análise multicasospor
dc.title.alternativeDeterminant factors of the public elementary school education: a multicases analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO acesso a escolarização e a educação para as crianças e jovens em idade escolar no Brasil em termos de vagas escolares não tem sido motivo de preocupação. Por outro lado, depara-se com altas taxas de abandono escolar, baixo nível dos escolares e consequentemente o pífio desempenho obtido pelas escolas nos exames padronizados. O presente estudo tem como objetivo analisar os fatores que podem auxiliar na explicação do desempenho das escolas públicas do Rio Grande do Sul. Para conhecer as diferentes realidades apresentadas pelas escolas estaduais primeiramente foram selecionadas quatro escolas, a partir do resultado do Ideb de 2011 sendo duas escolas de alto desempenho e duas de baixo desempenho. Como possíveis influenciadores foram analisados os seguintes fatores: instalações e recursos, tamanho da escola, perfil da gestão escolar, tamanho das turmas tempo do escolar, perfil do professor, avaliação de professores, perfil da gestão escolar, clima escolar, comprometimento, alunos, escola e família. Tais fatores relacionam-se ao dia-a-dia da escola, portanto como possíveis determinantes do alto ou baixo desempenho das escolas. Foram aplicados questionários para os alunos, professores, supervisão escolar/ serviço de orientação escolar, diretores e vice-diretores e realizada a visita in loco. Na análise dos resultados observou-se que poucos fatores apresentaram diferenças relevantes entre as escolas de alto e baixo desempenho. Dentre as diferenças duas merecem destaque. As instalações e recursos são muito mais adequadas nas escolas de alto do que na escolas de baixo desempenho e os alunos das escolas de alto desempenho demonstravam mais comprometimento e atenção em relação aos estudos que os alunos das escolas de baixo desempenho.por
dc.contributor.advisor1Vieira, Kelmara Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762909U6por
dc.contributor.referee1Estivalete, Vania de Fátima Barros
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705184T5por
dc.contributor.referee2Zamberlan, João Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4125067U8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4182359483401318por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples