Mostrar registro simples

dc.creatorCipriani, Marcia Daniele Scherer
dc.date.accessioned2017-04-19
dc.date.available2017-04-19
dc.date.issued2014-04-15
dc.identifier.citationCIPRIANI, Marcia Daniele Scherer. Strategic alignment pdi and projects of education, research and extension: study in schools of UFSM. 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4684
dc.description.abstractThis study has its origin in the known problems that involve the implementation of plans so that they become practical actions. IDP is the institutional development proposal of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), and its aim is guiding the university. Extending this statement, it is assumed that there should be a connection between the IDP and the actions executed by the education units of the Institution. Considering this context, the present study aims at identifying and describing in which way the education, research and extension projects that are developed by the schools connected to the UFSM (CTISM, Polytechnic School and CAFW) are aligned to the guiding lines of the IDP UFSM. In order to reach this goal, the study reanalyzes the concept and general notions of strategy, strategic planning in the public administration, Institutional Development Plan and Institutional Development Plan of the Universidade Federal de Santa Maria. Through the exam of secondary data obtained with access to the SIE UFSM, crossings between the defined analysis categories and the registered projects were established. It was perceived that most of the projects are allied to the three main guide lines fixed by the IDP UFSM. The profile of the projects coordinator is of an employee with at least five years of work at the Institution, master or doctor and with interests in research. The projects developed by the coordinators of the basic, technic and technological education career are more allied than the ones developed by the coordinators of the higher education career. This study aimed at exploring a new perspective that may contribute to the debate regarding the process of planning and its implementation at the UFSM.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano de desenvolvimento institucionalpor
dc.subjectAlinhamento estratégicopor
dc.subjectProdução acadêmicapor
dc.subjectInstitutional development planeng
dc.subjectStrategic alignmenteng
dc.subjectAcademic productioneng
dc.titleAlinhamento estratégico do PDI e os projetos de ensino, pesquisa e extensão: estudo nos colégios da UFSMpor
dc.title.alternativeStrategic alignment pdi and projects of education, research and extension: study in schools of UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo se origina na conhecida problemática que envolve a implantação de planos a fim de que se concretizem em ações práticas. Sendo o PDI a proposta de desenvolvimento institucional da UFSM, deveria tal documento servir como norte orientador para a universidade. Ampliando essa afirmação, imagina-se que deveria haver alinhamento entre o PDI e as ações executadas pelas unidades de ensino da Instituição. Considerando tal contexto, o presente estudo pretende identificar e descrever de que forma os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos colégios vinculados à Universidade Federal de Santa Maria (CTISM, Colégio Politécnico e CAFW) alinham-se aos eixos norteadores do PDI UFSM. Para atingir esse objetivo, o estudo revê o conceito e noções gerais de estratégia, de planejamento estratégico na gestão pública, de Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM. Por meio do exame de dados secundários obtidos a partir do acesso ao SIE UFSM, foram estabelecidos cruzamentos entre as categorias de análise definidas e os projetos registrados. Constatou-se que, em sua maioria, os projetos encontram-se alinhados, basicamente aos três primeiros eixos fixados pelo PDI UFSM. O perfil do coordenador dos projetos é de um servidor com menos de cinco anos de exercício na Instituição, mestre ou doutor e com interesse pela pesquisa. Os servidores técnico-administrativos em educação pouco coordenam projetos. Os projetos desenvolvidos pelos coordenadores da carreira da educação básica, técnica e tecnológica encontram-se mais alinhados que os da carreira do magistério superior. O estudo buscou explorar uma nova perspectiva que possa contribuir para o debate no que tange ao processo de planejamento e sua implantação na UFSM.por
dc.contributor.advisor1Gomes, Clandia Maffini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702770U4por
dc.contributor.referee1Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764371U2por
dc.contributor.referee2Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764342A7por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4398416921726736por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples