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dc.creatorFerreira, David Luiz Silva
dc.date.accessioned2017-04-10
dc.date.available2017-04-10
dc.date.issued2014-05-29
dc.identifier.citationFERREIRA, David Luiz Silva. Erp systems: a contribution to the study of life cycle in a federal institution of higher education. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4694
dc.description.abstractThe use of ERP systems in brazilian public organizations represents a change in operating procedures quite significant and is the result of the worldwide movement "New Public Management" or "New Public Management", occurred from the 1980s, the government pricipalmente U.S. administrations , Great Britain and Sweden. The main feature of this movement is the adoption by government organizations of information and communication technologies (ICT) and operational technologies already tested as efficient from the private organizations. The ERP system arises in the early 1990s, released by the German company SAP, founded in 1972, with the R / 2 and R / 3 products, becoming a leader in this segment, becoming the product of information technology used by most large public and private organizations worldwide. The implementation of this type of information technology in organizations has as consequence the beginning of a state of organizational change, where all the people involved, planters, managers and operators get the reflexes arising from the adoption of new technology. In public organizations, especially in Brazilian IFES, there are few studies on the investigation of these reflections, which can be both difficult as benefits to be enjoyed by people. The aim of this study is to describe the implementation of an ERP system in a Brazilian IFES through the study of the life cycle of this system along with the difficulties and possible benefits of adopting this emerging information technology.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectERPpor
dc.subjectSistemas ERPpor
dc.subjectImplantação de ERP em universidades públicaspor
dc.subjectCiclo de vida de sistemas ERPpor
dc.subjectImplantação de sistemas integrados de gestão em universidades públicaspor
dc.subjectSIG em IFESpor
dc.subjectERPeng
dc.subjectERP systemseng
dc.subjectERP implementation in public universitieseng
dc.subjectThe life cycle of ERP systemseng
dc.subjectImplementation of integrated management systems in public universitieseng
dc.subjectGIS IFESeng
dc.titleSistemas erp: uma contribuição ao estudo do ciclo de vida em uma instituição federal de ensino superiorpor
dc.title.alternativeErp systems: a contribution to the study of life cycle in a federal institution of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA utilização de sistemas ERP em organizações públicas brasileiras representa uma mudança de procedimentos operacionais bastante significativa e é fruto do movimento mundial "New Public Management" ou " Nova Administração Pública", ocorrido a partir dos anos de 1980, pricipalmente nas administrações governamentais dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Suécia. A principal característica deste movimento é a adoção pelas organizações governamentais de tecnologias da informação e comunicação (TIC) e tecnologias operacionais já testadas como eficientes provenientes das organizações privadas. O sistema ERP surge no início dos anos 1990, lançado pela empresa alemã SAP, fundada em 1972, com o produtos R/2 e R/3, tornando-se líder neste segmento, tornando-se o produto de tecnologia da informação mais utilizado pelas grandes organizações públicas e privadas em todo o mundo. A implantação deste tipo de tecnologia da informação nas organizações tem como consequencia o início de um estado de mudança organizacional, onde todas as pessoas envolvidas, implantadores, gerentes e operadores recebem os reflexos provenientes da adoção da nova tecnologia. Nas organizações públicas, sobretudo nas IFES brasileiras, ainda existem poucos estudos relativos à investigação destes reflexos, que tanto podem ser dificuldades como benefícios a serem usufruídos pelas pessoas. O objetivo deste estudo é descrever a implantação de um sistema ERP em uma IFES brasileira através do estudo do ciclo de vida deste sistema juntamente com as dificuldades e os benefícios possivelmente emergentes da adoção desta tecnologia da informação.por
dc.contributor.advisor1Löbler, Mauri Leodir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764374E4por
dc.contributor.referee1Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764371U2por
dc.contributor.referee2Limberger, Sergio João
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780159J6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0157908069600292por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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