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dc.creatorRizzetti, Daniele Medianeira
dc.date.accessioned2017-04-10
dc.date.available2017-04-10
dc.date.issued2014-07-17
dc.identifier.citationRIZZETTI, Daniele Medianeira. Standardization of processes and patterns of the control center and maintenance of the payment system. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4703
dc.description.abstractThe need for greater administrative efficiency in the public sector makes society increasingly require managers of public institutions who should give priority to the development of its employees skills as well as the utilization of available resources. To make this possible, it is necessary for every individual to know the organizational reality as a whole and not only its function. In this regard, in recent decades, these organizations have made use of some tools in the area of Private Management in pursuit of higher quality and speed in service to the community, making their images respectable to the population. One of the tools that is attracting great interest from managers of public organizations is to standardize processes by mapping them, allowing a greater understanding of how, in fact, products and services are created, clearly showing the problems, the failures and inefficiencies as well as providing benefits, such as reduced process cycle times, decreased costs, improved efficiency and internal efficiency, improving the quality of the work undertaken and increasing the satisfaction of all those people involved. This current study aimed to propose a manual standardization of processes and routines of the Center of Control and Maintenance of the Payment System (NUCOMP) of Coordinator Bureau of Payment Systems (CPAG) of Personnel Management Secretary (PROGEP) at the Federal University of Santa Maria (UFSM) for the dissemination and better understanding in the institution. Therefore, it was performed a research of applied nature, with qualitative and exploratory approach related to its goals, using a study case as its method. Data collection occurred from March to April 2014, and the choice of this sector was due to its importance for UFSM, because it is responsible for managing, feeding and operating the Federal System that generates the payroll of all active and retired employees of this institution. The development of this work brought many contributions to both the academic environment, with reflections and suggestions for future work, but also for the target industry study once it provides a current view of it and can eliminate the unnecessary activities and make a better use of time in activities that, in fact, are relevant. Finally, it can facilitate training and the dissemination of knowledge to new servers that may enter NUCOMP, acting as a practical guide for the knowledge of the reality at this workplace.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcessopor
dc.subjectRotinapor
dc.subjectFluxogramapor
dc.subjectMapeamentopor
dc.subjectPadronizaçãopor
dc.subjectProcesseng
dc.subjectRoutineeng
dc.subjectFluxogrameng
dc.subjectMappingeng
dc.subjectStandardizationeng
dc.titlePadronização de processos e rotinas do núcleo de controle e manutenção do sistema de pagamentopor
dc.title.alternativeStandardization of processes and patterns of the control center and maintenance of the payment systemeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA necessidade de maior eficiência administrativa no setor público faz com que a sociedade exija cada vez mais dos gestores de instituições públicas, que devem priorizar o desenvolvimento das competências de seus colaboradores, assim como o aproveitamento dos recursos disponíveis. Para que isto seja possível, é necessário que cada indivíduo conheça a realidade organizacional como um todo e não somente a função que desempenha. Neste sentido, nas últimas décadas, tais organizações têm feito uso de algumas ferramentas da área da Administração Privada em busca de maior qualidade e velocidade nos serviços prestados à comunidade, tornando suas imagens respeitáveis frente à população. Uma das ferramentas que vem despertando grande interesse por parte dos gestores de organizações públicas é a padronização de processos por meio do mapeamento dos mesmos, possibilitando maior compreensão em como, de fato, os produtos e os serviços são criados, mostrando claramente os problemas, os gargalos e as ineficiências e proporcionando benefícios, como a redução dos tempos de ciclos de processos, a diminuição de custos, a melhora na eficiência e eficácia interna, a melhora na qualidade do trabalho desenvolvido e o aumento na satisfação de todos os envolvidos. O presente estudo objetivou propor um manual de padronização de processos e rotinas do Núcleo de Controle e Manutenção do Sistema de Pagamento (NUCOMP) da Coordenadoria do Sistema de Pagamentos (CPAG) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para divulgação e melhor entendimento na Instituição. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e exploratória em relação aos objetivos, utilizando como método o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu no período de março a abril de 2014 e a escolha de tal setor deveu-se a importância do mesmo para a UFSM, por ser ele o responsável por gerenciar, alimentar e operar o Sistema Federal que gera a folha de pagamento de todos os servidores ativos e inativos da instituição. O desenvolvimento deste trabalho trouxe muitas contribuições, tanto para o meio acadêmico, com reflexões e sugestões para trabalhos futuros, quanto para o setor alvo de estudo, pois oferece uma visão atual do mesmo e pode proporcionar a eliminação de atividades desnecessárias e um melhor aproveitamento do tempo em atividades que, de fato, são relevantes. Por fim, pode facilitar o treinamento e a disseminação de conhecimento aos novos servidores que ingressarem no NUCOMP, atuando como um guia prático para o conhecimento da realidade deste local de trabalho.por
dc.contributor.advisor1Moura, Gilnei Luiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6056533356349635por
dc.contributor.referee1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.contributor.referee2Elesbão, Ivo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7384424503611071por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253835329826636por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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