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dc.creatorRissi, Liane Terezinha Braga
dc.date.accessioned2017-04-17
dc.date.available2017-04-17
dc.date.issued2014-06-24
dc.identifier.citationRISSI, Liane Terezinha Braga. Organizational values and the well being at work: a study at a teaching public hospital. 2014. 176 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4709
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify the relation between organizational values and well being at work according to the employees‟ perception of a public health institution. It was a quantitative research approach, descriptive character, held in a Public Teaching Hospital of Federal University. The measure instruments used were: The inventory of Organizational Value Profiles IPVO from Oliveira and Tamayo (2004) and the Scale of Personal Well Being Perception in Organizations- EPBO from Dessen and Paz (2010). The personal variables analyzed were: age, sex, schooling, marital status, and the ones related to occupation: time worded in the institution, the position held, class, actual sector, the time worked in this sector and work shift. With the aim of presenting the institution contributions, an action plan to improve the employees‟ satisfaction and organizational commitment is proposed to the management. The data were analyzed in a quantitative way by the use of software SPSS, version 18.0. To analyze the data, the descriptive statistics, factor analyses, Cronbach‟s alpha, measure, test t, ANOVA and Pearson‟s correlation were analyzed.. Theoretical references in values used were: Human Value Theory from Schwartz (1992, 2005) and Tamayo and his collaborators studies (1996, 2000, 2005, 2006. In relation to well being at work, concepts developed by Paschoal (2008); Paz (2004) and Dessen and Paz (2010) were used, which express both approaches of general well being, the subjective well being and psychological well being, because in this concept, the affective aspects (emotions and humor) as well as cognitive aspects (fulfillment) are considered. This research will be applied to technical-administrative staff on education, who work at UFSM, specifically at a Public Hospital in a Federal University, pursuing the maximum number of returns. However, the minimum sample has been calculated. The research presents major results as a strong identification with the institution of the servers and the important role of leadership in the context of health production. The low scores assigned to some variables of well-being, characterized the importance of the hedonic dimension of well-being in the perception of the servers, thus demonstrating that congruence between personal and organizational values can generate greater welfare organization.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectValorespor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectInstituiçãopor
dc.subjectHospital públicopor
dc.subjectValueseng
dc.subjectWell beingeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectInstitutioneng
dc.subjectPublic hospitaleng
dc.titleValores organizacionais e bem-estar no trabalho: um estudo de caso em um hospital público de ensinopor
dc.title.alternativeOrganizational values and the well being at work: a study at a teaching public hospitaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo têm como objetivo geral estabelecer a relação entre valores organizacionais e o bem-estar no trabalho segundo a percepção dos servidores de uma instituição pública de saúde. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de caráter descritivo, realizada em um Hospital Público de Ensino de uma Universidade Federal, com todos os Servidores Técnico-Administrativos em educação, ativos, lotados e em exercício no hospital, buscando-se obter o número máximo de retornos. No entanto, foi calculado para o estudo o tamanho da amostra mínima. Os instrumentos de medida utilizados foram: O Inventário de Perfis de Valores Organizacionais IPVO de Oliveira e Tamayo (2004) e a Escala de Percepção do Bem-Estar Pessoal nas Organizações EPBO de Dessen e Paz (2010). As variáveis pessoais analisadas foram: idade, sexo, escolaridade, estado civil, e as profissionais: tempo na instituição, cargo ocupado, classe, setor atual de trabalho e o tempo que trabalha no setor e turno de trabalho. A fim de apresentar contribuições à instituição para melhorar a compreensão do bem-estar dos trabalhadores em função dos valores organizacionais e, assim, propor à gestão de pessoas sugestões para elaboração de plano de ação que resulte no aumento da satisfação dos servidores e no comprometimento organizacional. O dados foram analisados quantitativamente por meio da utilização do software SPSS versão18.0. Para fins de análise foram utilizadas estatística descritiva, análise fatorial, alpha de Cronbach, médias, teste t, ANOVA e correlação de Pearson, sendo o estudo de caso a estratégia de pesquisa escolhida. Como referências teóricas em valores foram utilizadas a Teoria de Valores Humanos de Schwartz (1992, 2005) e os estudos de Tamayo e seus colaboradores (1996, 2000, 2005, 2006). Em relação ao bem-estar no trabalho foram utilizados os conceitos desenvolvidos por Paschoal (2008); Paz (2004) e Dessen e Paz (2010) que expressam as duas correntes do bem-estar geral: a do bem estar subjetivo e a do bem-estar psicológico, pois, nesta conceituação são visíveis tanto os aspectos afetivos (emoções e humores) quanto os aspectos cognitivos (realização). A pesquisa apresentou como principais resultados a forte identificação dos servidores com a instituição e a importância do papel da chefia no contexto da produção em saúde. As baixas médias atribuídas à algumas varáveis do bem-estar, caracterizou a importância da dimensão hedônica do bem-estar na percepção dos servidores, demonstrando assim que a congruência entre os valores pessoais e organizacionais poderá gerar um maior bem-estar organizacional.por
dc.contributor.advisor1Estivalete, Vania de Fátima Barros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705184T5por
dc.contributor.referee1Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764371U2por
dc.contributor.referee2Terra, Marlene Gomes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700560T2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563449990894445por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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