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dc.creatorSoares, Joeder Campos
dc.date.accessioned2017-04-13
dc.date.available2017-04-13
dc.date.issued2014-07-17
dc.identifier.citationSOARES, Joeder Campos. Efficiency of federal institutions of higher education Brazil: the case of the Federal University of Santa Maria. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4711
dc.description.abstractThe environment Federal Institutions of Higher Education is complex. On the one hand, caution is needed when the models are not always able to reproduce dynamics that is characteristic of such organizations, on the other hand, has been demands from various agents of society for performance information of the same approach. This occurs not only in Brazil, because this is a global trend. In addition, the information on the efficiency can support the decisions of managers in the use of institutional resources, which are scarce forward demands for them. However, looking in the operating environment information such as, for example, the Management Reports of Federal Institutions of Higher Education which are components of the Annual Accoutability, they are insufficient or absent. The efficiency of the approach is relevant to the theory, as well as for operations, it is the research of resource allocation in certain alternatives over other possible employment. This dissertation about efficiency, was written to identify and analyze the behavior of the efficient use of resources from the management of an IFES, in the case UFSM, compared to other similar, the period covered between 2007 and 2012. To this we conducted an applied, non-experimental ex post facto and quantitative research. It was identified that the IFES operate with inefficiency, which is divided into technical and scale. Over time this study has already proven that UFSM characterized as IFES intermediate size. With respect to efficiency, this institution was not the most efficient IFES and not the reverse, being that their Malmquist indices indicated an improvement in total factor productivity in recent years. In addition to the results, demonstrating the efficiency scores of IFES, as the main results has the potential DEA Model on the efficient frontier of IFES approach, we get the benchmarks institutions, the slacks and the technological, efficiency and total factor productivity changes evolution.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectEficiênciapor
dc.subjectGestão universitáriapor
dc.subjectDEApor
dc.subjectÍndices malmquistpor
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectEfficiencyeng
dc.subjectHigh education managementeng
dc.subjectDEAeng
dc.subjectMalmquist indexeng
dc.titleEficiência das instituições federais de ensino superior brasileiras: o caso da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeEfficiency of federal institutions of higher education Brazil: the case of the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO ambiente das Instituições Federais de Ensino Superior, enquanto organizações universitárias, é complexo. Se de um lado é necessária a cautela quando da abordagem de modelos que nem sempre conseguem reproduzir dinâmica que é característica de tais organizações, por outro lado, tem-se a reinvindicação de vários agentes da sociedade por informações de desempenho das mesmas. Este fato não ocorre apenas no Brasil, pois essa tem sido uma tendência mundial. Não obstante, as informações acerca da eficiência podem ser ferramentas de apoio às decisões de gestores quando da utilização dos recursos institucionais, que são escassos frente as demandas. No entanto, quando se busca no ambiente operacional informações dessa natureza, como, por exemplo, nos Relatórios de Gestão das respetivas instituições, que são peças componentes das Prestações de Contas Anuais, as mesmas são insuficientes ou ausentes. A abordagem da eficiência é relevante tanto para o campo teórico como para o operacional, pois representa o estudo da alocação de recursos em determinadas alternativas, em detrimento de outras possibilidade de emprego. Assim, esse estudo acerca da eficiência, foi desenvolvido visando identificar e analisar o comportamento da eficiência na utilização de recursos a partir da gestão de uma Instituição Federal de Ensino Superior, no caso a UFSM, se comparada às demais semelhantes, no período contemplado entre 2007 e 2012. Para tal, conduziu-se uma pesquisa aplicada, do tipo não experimental ex post facto, de natureza quantitativa a partir de dados que compõe os Relatórios de Gestão das IFES. O estudo identificou que as IFES operam com alguma ineficiência total, que pode ser subdividida em gerencial e de escala. No caso da UFSM, com relação ao porte da instituição levando em conta o número de aluno, pode-se comprovar que, ao longo do período, a mesma integrou o grupo das intermediárias. Quanto à eficiência, a respectiva instituição não pertenceu ao grupo das IFES mais eficientes, nem o contrário, mas os Índices Malmquist indicaram que obteve um progresso no fator da produtividade total nos últimos anos. Além dos resultados obtidos para o período que demonstram os scores da eficiência das IFES, como principais resultados se tem as potencialidade do Modelo DEA na abordagem da fronteira eficiente das IFES, composta de benchmarks (melhores práticas), as folgas na alocação dos fatores, a evolução desses fatores quanto ao progresso tecnológico, da eficiência e da produtividade total.por
dc.contributor.advisor1Ceretta, Paulo Sergio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707322J1por
dc.contributor.referee1Moura, Gilnei Luiz de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709921J3por
dc.contributor.referee2Zanini, Roselaine Ruviaro
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771385E1por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462472496201682por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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