Mostrar registro simples

dc.creatorAlves, Regycléia Botelho Cutrim
dc.date.accessioned2017-04-24
dc.date.available2017-04-24
dc.date.issued2014-09-11
dc.identifier.citationALVES, Regycléia Botelho Cutrim. External evaluation of graduation courses and procedures for collections qualification in a federal higher education institution. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4714
dc.description.abstractIt analyzes procedures of graduation courses with the library for collection qualification in External Evaluation. It uses as theoretical framework the higher education regulatory mark and the legislation of the National Evaluation System of Higher Education SINAES, particularly the courses external evaluation process. The instruments developed by INEP in the external evaluation process, indicators and concepts are the references used to identify the procedures that to reach the satisfactory concept. The used methodology is the case study, characterized as a quantitative and qualitative study. As techniques for collecting qualitative data, we used document analysis of the courses evaluation reports for reapproval in the last three years, and interviews with the researched subjects; and for quantitative data collection, we used questionnaires which were applied to the population represented by the teachers of the researched Higher Education Institution. It is concluded that the procedures adopted by the graduation courses of the Higher Education Institution are developed independently in each department, so there are gaps to be solved in three of the researched courses in order to get course qualification. On the other hand, when there is integration between the courses and the library, the collection qualification and its evaluation achieve satisfactory review concepts both in the institution s and INEP s evaluation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectSistema nacional de avaliação do ensino superiorpor
dc.subjectAvaliação de cursopor
dc.subjectUniversity librarieseng
dc.subjectNational evaluation system of higher educationeng
dc.subjectCourse evaluationeng
dc.titleAvaliação externa de curso de graduação e os procedimentos de qualificação dos acervos em uma instituição federal de ensino superiorpor
dc.title.alternativeExternal evaluation of graduation courses and procedures for collections qualification in a federal higher education institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAnalisa os procedimentos dos cursos de graduação com a biblioteca em função da qualificação dos acervos na Avaliação Externa. Utiliza como referencial teórico o marco regulatório do ensino superior e a legislação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior SINAES, em particular o processo de avaliação externa de curso. O instrumental desenvolvido pelo INEP no processo de avaliação externa, os indicadores e os conceitos são as referências utilizadas para identificar os procedimentos necessários para o alcance do conceito satisfatório. A metodologia utilizada é o estudo de caso, caracterizada como um estudo quanti-qualitativo. Como técnica de coleta de dados qualitativa, são utilizadas a análise documental dos relatórios de avaliação dos cursos nos últimos três anos por renovação de reconhecimento e entrevistas com os sujeitos da pesquisa; e para a coleta quantitativa de dados, utilizaram-se questionários, que foram aplicados à população representada pelos professores da IFES pesquisada. Conclui-se que os procedimentos adotados pelos cursos de graduação da IFES são desenvolvidos de modo independente em cada departamento, de forma que existem lacunas a serem sanadas em três dos cursos pesquisados para o alcance da qualificação dos cursos. Por outro lado, quando existe a integração entre os cursos e a biblioteca, a qualificação do acervo e sua avaliação alcançam conceitos satisfatórios na avaliação da instituição e do INEP.por
dc.contributor.advisor1Schuch Júnior, Vitor Francisco
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792403T8por
dc.contributor.referee1Madruga, Sérgio Rossi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7971240135543142por
dc.contributor.referee2Costa, Vânia Medianeira Flores
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779320Y7por
dc.contributor.referee3Trevisan, Marcelo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9922211479866264por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352992890925975por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples