Mostrar registro simples

dc.creatorRamos, Schirlei Stock
dc.date.accessioned2017-04-24
dc.date.available2017-04-24
dc.date.issued2014-11-24
dc.identifier.citationRAMOS, Schirlei Stock. Financial literacy: integrating knowledge, attitude and behavior financial. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4722
dc.description.abstractThe demand for more Legality, Impersonality, Morality, Publicity and Efficiency (LIMPE) in governmental actions, especially in the municipalities, is directly related to the question of the development of cities. However the limits arise when the actors involved in public governance do not appropriate these concepts enough, resulting in negative impacts on the lives of all citizens. The present study using descriptive statistics analyzes corporate governance in the city halls of the 31 municipalities that make up the western center mesoregion of Rio Grande do Sul, presenting the perceptions of public managers regarding LIMPE and its applicability in managerial governance practices. The analysis characterizes the essential elements that tangibilize the constitutional guiding principles of the Brazilian Public Administration, and presents the theoretical-conceptual model built for the evaluation of the corporate governance of the analyzed city halls. The application of the proposed model can be replicated in the 5,564 Brazilian municipalities, considering that it is rooted in the very foundations of the legal management (conditioned to LIMPE) and in contemporary management practices applicable specifically to the nature of Direct Administration (as is the case of city halls). As for the results obtained from the application of the proposed instruments, empirical data show that Center Western mesoregion of Rio Grande do Sul has a corporate governance classified as median. Also, we alert also to the evidence that the Learning and Growth perspective exactly as defined in the instrument obtained in Center Western mesoregion of Rio Grande do Sul the lowest average among the factors and is below the sufficiency parameter defined in the study. Finally, propositions able to contribute and alleviate the reality found are presented.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGovernança corporativa públicapor
dc.subjectLIMPEpor
dc.subjectModelo de avaliaçãopor
dc.subjectPrefeituraspor
dc.subjectPráticas gerenciaispor
dc.subjectPublic corporate governanceeng
dc.subjectLIMPEeng
dc.subjectEvaluation modeleng
dc.subjectCity hallseng
dc.subjectManagement practiceseng
dc.titleGovernança corporativa em organizações públicas: o caso das prefeituras da mesorregião centro ocidental Rio-Grandensepor
dc.title.alternativeFinancial literacy: integrating knowledge, attitude and behavior financialeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA demanda por mais Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência - LIMPE, nas ações governamentais, sobretudo, nos municípios está diretamente relacionada à questão do desenvolvimento das cidades. Todavia os limites surgem quando os atores envolvidos na governança pública não estão suficientemente apropriados destes conceitos, resultando em impactos negativos na vida de todos os cidadãos. O presente estudo analisa a governança corporativa das prefeituras dos 31 municípios que compõem a mesorregião centro ocidental Riograndense. Apresentando as percepções dos gestores públicos quanto ao LIMPE e suas aplicabilidades nas práticas gerenciais de governança. A análise caracteriza os elementos essenciais que tangibilizam os princípios constitucionais direcionadores da Administração Pública Brasileira, e apresenta o modelo teórico-conceitual construído para avaliação da governança corporativa das prefeituras analisadas. A aplicação do modelo proposto pode ser replicada nos 5.564 municípios brasileiros, considerando que é alicerçado em fundamentos próprios da gestão legal (condicionados ao LIMPE) e nas práticas gerenciais contemporâneas aplicáveis especificamente a natureza da Administração Direta (como é o caso das prefeituras). Quanto aos resultados obtidos a partir da aplicação dos instrumentos propostos, os dados empíricos revelam que a Mesorregião Centro Ocidental Riograndense possui uma governança corporativa classificada como mediana. Além disso, alerta-se, também para a evidência de que a perspectiva de Aprendizagem e Crescimento tal qual como definida no instrumento obteve na Mesorregião Centro Ocidental Riograndense a menor média entre os fatores e está abaixo do parâmetro de suficiência definido no estudo. Por fim, são apresentadas proposições capazes de contribuir e atenuar a realidade encontrada.por
dc.contributor.advisor1Vieira, Kelmara Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4786960732238120por
dc.contributor.referee1Marconatto, Diego Antonio Bittencourt
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626677883636081por
dc.contributor.referee2Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6601059404484140por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples