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dc.creatorCunha, Daniele Estivalete
dc.date.accessioned2017-04-10
dc.date.available2017-04-10
dc.date.issued2015-02-27
dc.identifier.citationCUNHA, Daniele Estivalete. Organizational values on strategic behavior of companies in the hotel industry of the tourist area of Hortênsias/RS. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4736
dc.description.abstractThis work was developed in order to analyze the influence of organizational values on strategic behavior of companies in the hotel industry of the tourist area of Hortênsias / RS, in the perception of managers. The approach that characterized research study´s methodology is quantitative, for data collected were used questionnaires in survey research. The participants were 67 managers, who answered a questionnaire based on the Inventory of Organizational Values Profile by Oliveira and Tamayo (2004) and the Assessment Instrument of Strategic Behavior by Conant, Mokwa and Varadarajan (1990) based on Miles and Snow (1978). Data were analyzed with the help of SPSS software to perform statistical tests. The main findings state that the priority organizational values were Concern with the Community and Compliance while organizational values Domain and Welfare, occupied lower places in the hierarchy. In relation to strategic behavior, we could identify the prevalence of Defender and Analytical behavior. However, the two strategic behaviors less present in the studied companies were Reactor and the Prospector. Also, it was identified that the factors Autonomy, Welfare, Conformity, Domain, Prestige and Achievement influence on the strategic behavior. Organizational values Concern with the Community and Tradition do not have any influence on the strategic behavior. Thus, it was identified that two obstacles must be overcome, reducing the number of reactors companies and the generation of competitive advantage by adapting the welfare value to the organization's values, thus seeking competitive advantage through the implementation of a Analytical strategic behavior.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectValores organizacionaispor
dc.subjectComportamento estratégicopor
dc.subjectSetor hoteleiropor
dc.subjectOrganizational valueseng
dc.subjectStrategic behavioreng
dc.subjectHotel industryeng
dc.titleValores organizacionais e comportamento estratégico no setor hoteleiro da região turística das Hortênsias/RSpor
dc.title.alternativeOrganizational values on strategic behavior of companies in the hotel industry of the tourist area of Hortênsias/RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com o propósito de analisar a influência dos valores organizacionais no comportamento estratégico nas empresas do setor hoteleiro da região turística das Hortênsias/RS, na percepção dos gestores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter explicativo do tipo survey, de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 67 gestores, aos quais foram aplicados um questionário, tendo como base o Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) de Oliveira e Tamayo (2004) e o Instrumento de Avaliação do Comportamento Estratégico de Conant, Mokwa e Varadarajan (1990), com base em Miles e Snow (1978). Os dados obtidos foram analisados com o apoio do software SPSS para realização dos testes estatísticos. Os principais resultados encontrados expõem que os valores organizacionais prioritários foram Preocupação com a Coletividade e Conformidade, enquanto, os valores organizacionais Domínio e Bem-estar, ocuparam lugares inferiores na hierarquia. Em relação ao comportamento estratégico, foi possível identificar a predominância do comportamento Defensor e Analítico, no entanto, os dois comportamentos estratégicos menos presentes nas empresas estudadas foram Reator e o Prospector. Ainda, foi identificado que o fator Autonomia; Bem-estar; Conformidade; Domínio; Prestígio e Realização exercem influência sobre o comportamento estratégico. Já os valores organizacionais Preocupação com a Coletividade e Tradição não apresentam nenhuma influência no comportamento estratégico. Assim, identificou-se que, dois obstáculos devem ser superados, a redução do número de empresas Reatoras e a geração de vantagem competitiva através da adequação do valor Bem-estar aos valores da organização, buscando assim de vantagem competitiva, através da implementação de um comportamento estratégico Analítico.por
dc.contributor.advisor1Moura, Gilnei Luiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6056533356349635por
dc.contributor.referee1Trevisan, Marcelo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9922211479866264por
dc.contributor.referee2Wegner, Douglas
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623033647698028por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0163440754217954por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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