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dc.creatorFlores, Graziela Machado
dc.date.accessioned2017-04-12
dc.date.available2017-04-12
dc.date.issued2016-02-26
dc.identifier.citationFLORES, Graziela Machado. Proposta de capacitação em gestão ambiental para servidores de uma instituição federal de ensino superior. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4766
dc.description.abstractIn the current context, social and environmental concerns of society require from public and private organizations sustainable policies and actions. In the federal institutions of third-level education (IFES), that are diffusers organizations of knowledge, there s a need to think of environmental issues and also generate initiatives that make possible to create social and environmentally responsible educational environments. Identify the perceptions of members of the UFSM about the environment and propose a training program of Environmental Management to the servers of the Institution. This study was an exploratory analysis and it is classified regarding the focus like a qualitative research, researching on websites, documents and legislation, and so semi-structured interviews. The interviews were done with other IFES and government agencies of judicial area, as well as the public servants and managers of the UFSM and also members of committees that work with the subject matter of sustainability in the institution. Results of the study showed that the respondents are available to participate of activities in the environmental, because the considerations showed in the research are sure about the importance of environmental management. In this respect, running the activities that contextualize theory and practice, that are focused on the rational use of resources and public goods, waste management, on environmental legislation, in quality of life at the workplace; sustainable procurements can be developed in the institution, once it was the most recommended themes by the respondents. All respondents stressed the need to work with the theory in order to educate the people; however they pointed out as essential to do practical actions concurrently to get better outcomes from the training. In the point of view of this dissertation authoress it is needed an institutional work to create a culture of attention to the environmental aspects linked to the training, which will help the institution to achieve its environmental objectives, because it will provide clarification for its internal community.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão ambientalpor
dc.subjectCapacitaçãopor
dc.subjectServidores públicospor
dc.subjectManagement environmenteng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectServant publiceng
dc.titleProposta de capacitação em gestão ambiental para servidores de uma instituição federal de ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo contexto atual, as preocupações socioambientais da sociedade exigem das organizações públicas e privadas políticas e ações em prol do desenvolvimento sustentável. Nas instituições federais de ensino superior (IFES), que são organizações disseminadoras de conhecimento, existe a necessidade de refletir sobre as questões ambientais e também gerar iniciativas que permitam criar ambientes educacionais socialmente e ambientalmente responsáveis. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral identificar as percepções de integrantes da UFSM sobre o meio ambiente e propor um programa de capacitação na área de Gestão Ambiental para os servidores da instituição. Este estudo teve abordagem exploratória e se classifica com relação ao enfoque em pesquisa qualitativa, com pesquisas em sites, documentos e legislação, e também entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com outras IFES e órgãos públicos da área judiciária, bem como com servidores e gestores da UFSM e ainda integrantes das comissões que trabalham com a área da sustentabilidade na instituição. Os resultados do estudo demonstraram que os entrevistados estão disponíveis para participar de atividades na área ambiental, pois pelas considerações expostas na pesquisa estão cientes da importância da gestão ambiental. Nesse sentido, a realização de atividades que contextualizem teoria e prática, que tenham foco no uso racional de recursos e bens públicos, na gestão de resíduos, legislação ambiental, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras sustentáveis podem ser desenvolvidas na instituição, visto que foram os assuntos mais recomendados pelos entrevistados. Todos os entrevistados salientaram a necessidade de se trabalhar com teoria a fim de instruir as pessoas, porém ressaltaram como primordial a realização de ações práticas concomitantemente para obter melhores resultados com a capacitação. Na visão da autora desta dissertação, faz-se necessário um trabalho institucional que crie uma cultura de atenção para os aspectos ambientais aliados à capacitação, que auxiliará a instituição a atingir seus objetivos socioambientais, pois fornecerá esclarecimentos a sua comunidade interna.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Marcelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9922211479866264por
dc.contributor.referee1Figueiró, Adriano Severo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701846H0por
dc.contributor.referee2Abbade, Eduardo Botti
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5612878991814036por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7944291763393100por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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