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dc.creatorAvelino, Ana Flávia Andrade
dc.date.accessioned2017-04-06
dc.date.available2017-04-06
dc.date.issued2015-02-27
dc.identifier.citationAVELINO, Ana Flávia Andrade. Information overload in decision making: the role of epistemic motivation in personal response. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4770
dc.description.abstractThis study aimed to verify the influence of epistemic motivation in decision making. We addressed the following themes: decision-making, information overload; epistemic motivation; amount of information, satisfaction, and confusion. In order to achieve this purpose, we developed a task context in which it was possible to study multiple objectives in multiple scenarios, with the aid of a Multiple Criteria Decision Support System (MCDSS) and without the aid of a MDA. We carried out an experimental research in the laboratory using a decision task with multiple alternatives and criteria, with twenty-nine people divided into three experimental groups according to the number of attributes and alternatives. The task, which simulates the purchase of a bottle of wine for personal consumption, was structured in order to create a decision environment with the help of the MCDSS M-MACBETH or without it, by using the Think Aloud verbal protocol. After formulating and testing the hypotheses, we found that the effect of the information overload is not weaker for individuals with high epistemic motivation; the moderating effect of epistemic motivation was not weaker for the alternatives than for attributes; and individuals with low epistemic motivation did not notice the overload in the form of alternatives and attributes, resulting in dissatisfaction and/or confusion. Thus, we found no statistical evidence to confirm the hypotheses of this study. The discussion of the results reveals important particularities in decision-making process since participants had to choose, and people usually avoid or postpone their choices. By pointing to the role of complexity of information, a broader conception of choice is suggested. This broader perspective should allow forecasts which variables that can facilitate or hinder the emergence of effects of information overload. Regarding epistemic motivation, the findings do not reveal significant differences in the distributions of choices made according to different motivational conditions. This suggests that when faced with complex information, everyone makes the necessary effort, whether they are high or low in epistemic motivation; however, we emphasize that this topic needs further clarification.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMotivação epistêmicapor
dc.subjectSobrecarga de informaçãopor
dc.subjectSatisfação e/ou confusãopor
dc.subjectEpistemic motivationeng
dc.subjectInformation overloadeng
dc.subjectSatisfaction and/or confusioneng
dc.titleSobrecarga de informação no processo decisório: o papel da motivação epistêmica na resposta individualpor
dc.title.alternativeInformation overload in decision making: the role of epistemic motivation in personal responseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo verificar a influência da motivação epistêmica no processo decisório. Foram abordados os temas processo decisório; sobrecarga de informação; motivação epistêmica; quantidade de informações, satisfação e confusão. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvida uma tarefa em que fosse possível estudar múltiplos objetivos em múltiplos cenários, com o auxílio de um Sistema Multicritério de Apoio à Decisão (SAD) e sem o auxílio de um SAD. Realizou-se uma pesquisa experimental em laboratório, utilizando-se uma tarefa decisória com múltiplas alternativas e critérios com vinte e nove sujeitos separados em três grupos experimentais, de acordo com a quantidade de atributos e alternativas. A tarefa, que simula a compra de uma garrafa de vinho para consumo próprio, foi estruturada com o intuito de criar um ambiente de decisão para a realização, com o auxílio do SAD M-MACBETH e sem o auxílio deste, sendo utilizado o protocolo verbal Think Aloud. Testando-se a hipótese, verificou-se que: o efeito da sobrecarga de informação não foi mais fraca para indivíduos com alta motivação epistêmica; o efeito moderador da motivação epistêmica não foi mais fraco nas alternativas do que para os atributos; e indivíduos com baixa motivação epistêmica não perceberam a sobrecarga na forma de alternativas e atributos, resultando em insatisfação e/ou confusão. Assim, não foram encontradas comprovações estatísticas para afirmar a hipótese deste estudo. A discussão dos resultados revela importantes particularidades no processo de decisão, uma vez que os participantes tiveram que escolher, enquanto as pessoas costumam evitar ou adiar a escolha. Ao apontar para o papel da complexidade de informação, é sugerida uma concepção mais ampla sobre a escolha. Tal perspectiva mais ampla deve permitir previsões de quais variáveis podem facilitar ou dificultar o surgimento de efeitos de sobrecarga de informações. Com relação à motivação epistêmica, os achados, neste estudo, não revelam diferenças significativas entre as distribuições das escolhas feitas de acordo com as diferentes condições motivacionais. Isso sugere que, quando confrontados com informações complexas, todos fazem o esforço necessário, independente de serem altos ou baixos na motivação epistêmica, destacando-se, porém, que esse tópico carece de um aprofundamento maior.por
dc.contributor.advisor1Löbler, Mauri Leodir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764374E4por
dc.contributor.referee1Costa, Vânia Medianeira Flores
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779320Y7por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414449504101419por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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