dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Santos, Alexandra Lisboa Teixeira dos | |
dc.date.accessioned | 2014-09-24T14:31:36Z | |
dc.date.available | 2014-09-24T14:31:36Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/503 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The goal of this research is to analyse the academic management in a college within the National Program of Access to Professional Education and Employment (PRONATEC) which belongs to the medium level Professional and Technician Education Policy. In a globalized world where everyone has the right of education, vocational education should not only prepare the students to work life but educate them to be citizens capable of understanding and participating in society that has been getting more demanding and complex nowadays. This program was launched by the Federal Government which gives basic education students the opportunity to seek for vocational education along with elementary education through partnerships public/private. From the selection criteria, restricted to students registered in the medium level of basic education, in this case, the course is paid by the government expecting to achieve one of the program’s goals that the intended qualification results in the improvement of public high schools quality. Based on this presupposed and on the Basic Vocational and Medium Level Education Guidelines Law, it is searched to question the academic management in the PRONATEC development at a SENAC school, also to analyse the meaning of the program to school and students related to public high schools integrated to vocational schools, in order to enable to plan learning with a vision of groping the future of young students, motivating them to conclude basic level education and preparing them to professional reality, nicely committing to the intellectual growth and future perspectives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | A gestão escolar e o programa PRONATEC em uma escola do SENAC: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Management school and tho program PRONATEC in a school of SENAC: a estudie of case | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva analisar a gestão escolar em uma escola profissionalizante na aplicação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(PRONATEC), o qual pertence à Política de Educação Profissional e Técnica de nível médio. Em um mundo globalizado onde todos têm direito à educação, a educação profissionalizante, não apenas deve preparar o aluno para o mundo do trabalho, como formá-lo para ser um cidadão capaz de compreender e participar da sociedade que se coloca cada vez mais exigente e complexa na atualidade. Esse programa foi lançado pelo Governo Federal, o qual abre oportunidade ao aluno buscar junto ao ensino básico, a profissionalização mediante parcerias público/privado. A partir de critérios de seleção, compreendido aos alunos matriculados no ensino básico de nível médio, neste caso, o curso é custeado pelo Governo na expectativa de alcançar um dos objetivos do programa, de que a qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do ensino médio das escolas públicas. Diante desse pressuposto e com base na Lei e Diretrizes Bases da educação profissional e do ensino médio, busca-se questionar a gestão escolar no desenvolvimento do PRONATEC em uma escola do SENAC, e também analisar o significado do programa para a escola e para os alunos, referente ao ensino médio público integrado à educação profissional, de forma que possibilite planejar um aprendizado com uma visão de tatear o futuro dos jovens estudantes, motivando-os a concluírem o ensino básico e junto prepara-los para a realidade profissional, comprometendo satisfatoriamente o crescimento intelectual e perspectivas futuras. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |