dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Moraes, Marizane Medianeira de | |
dc.date.accessioned | 2014-09-25T13:44:20Z | |
dc.date.available | 2014-09-25T13:44:20Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/509 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The need to offer children's education with good quality has been a slow process for some years in Brazil. The legislation of Brazilian Education has in its documents the importance of quality of education for infants, but it is still a purpose to be achieved. This study presents some thoughts about the challenges the School Management needs to deal with in order to guarantee quality of education. It has the purpose to analyze the acting of School Management and its implications, to improve the quality of Children's Education. It was performed bibliographic survey about the topic in books, articles, periodicals, monographs, documents and websites. The data collected in current literature about the subject were, so, analyzed and interpreted through the categories “quality in Children's Education”, “School Management”, “public politics”. It is verified that the challenges to the school managers are related to the school practices, work conditions offered to the professionals who work in the institutions, as well as continued formation. Those challenges, when overcome, will help the School Management in the search of Children's Education with quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.title | Desafios e perspectiva da gestão escolar na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Challenges and perspectives of school management in children's education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A necessidade de oferecer Educação Infantil de qualidade tem sido um processo lento há algumas décadas no Brasil. A legislação da educação brasileira já tem incorporado em seus documentos a importância de educação de qualidade para os pequenos, mas sabe-se que ainda é uma meta a ser concretizada. Este estudo apresenta uma reflexão acerca dos desafios que a Gestão Escolar precisa enfrentar para garantir Educação Infantil de qualidade nas instituições. Tem-se como objetivo analisar a atuação da Gestão Escolar e as implicações desta, para a melhoria na qualidade em Educação Infantil. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema em livros, artigos, periódicos, monografias, documentos legais e sites da internet. Os dados selecionados na literatura corrente sobre o tema foram, assim, analisados e interpretados a partir das categorias qualidade na Educação Infantil, Gestão Escolar, políticas públicas. Verificou-se que os desafios colocados aos gestores escolares estão relacionados à qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas, às condições de trabalho oferecidas aos profissionais que trabalham na instituição, bem como à formação continuada. Estes desafios, superados, auxiliarão a Gestão Escolar na busca da esperada Educação Infantil de qualidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |