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dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorMichel, Luciana Ceolin
dc.date.accessioned2014-09-25T13:51:11Z
dc.date.available2014-09-25T13:51:11Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/510
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013por
dc.description.abstractThis research aims to reflect how management made the pedagogical work in the first year of elementary school education in the municipal Arroyo del Tigre / RS institutions as well as the inclusion of six year olds in the first year of elementary school. The same was done through an exploratory qualitative study involving the Municipal Secretariat of Education and Culture (SMEC), and policy staff of the schools. Data collection was done through an open structured questionnaire being used qualitative data analysis. The vision of managers in general can be considered as a set of guiding actions for the first year of elementary school for nine years. Leaving public policies that cover this level of education, we need adaptation of pedagogical and curricular proposal, which will ensure learning and success in studies of children of six years, according to each specific school and class. Learning to be quality, the professionals who work in the first year of elementary school should seek their constant updating and pedagogical support from your management team, so that children in this age group is crafted without leaving aside their specificities, for the first year is the Fundamental basis of all school life and must be well developed. Each educational institution has the autonomy to build with their school community Pedagogical Proposal in accordance with their reality and interest in a democratic manner, involving all that aims to ensure and develop quality education. Thus causing school managers launch a look at the conditions necessary for successful learning and human development of six year old shares.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectInfânciapor
dc.titleA visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anospor
dc.title.alternativeA vision of school administrators regarding educational work in the first year of the basic education of nine yearseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva refletir como é realizada a gestão do trabalho pedagógico no primeiro ano do Ensino Fundamental nas instituições de ensino da rede municipal de Arroio do Tigre/RS, bem como a inclusão das crianças de seis anos no primeiro ano do ensino fundamental. A mesma se deu por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e equipe diretiva das Escolas. A coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado aberto, sendo usada a análise qualitativa do material coletado. A visão dos gestores de forma geral pode ser considerada como um conjunto de ações norteadoras para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. Partindo das políticas públicas que abrangem este nível de ensino, é preciso adaptação da Proposta Pedagógica e curricular, que venha garantir a aprendizagem e o sucesso nos estudos da criança de seis anos, de acordo com cada escola e turma específica. Para a aprendizagem ser de qualidade, os profissionais que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental devem buscar sua atualização constante e apoio pedagógico junto a sua equipe gestora, de forma que a criança, desta faixa etária, seja trabalhada sem que fiquem de lado as suas especificidades, pois o primeiro Ano Fundamental é a base de toda a vida escolar e precisa ser muito bem desenvolvida. Cada instituição de ensino possui a autonomia para construir com sua comunidade escolar a Proposta Pedagógica de acordo com sua realidade e interesse, de forma democrática, envolvendo a todos que almejam assegurar e desenvolver uma educação de qualidade. Fazendo assim com que os gestores escolares lancem um olhar sobre as ações necessárias para o sucesso da aprendizagem e formação humana da criança de seis anos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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