Mostrar registro simples

dc.creatorPerez, Karine Gomes
dc.date.accessioned2010-04-07
dc.date.available2010-04-07
dc.date.issued2010-03-05
dc.identifier.citationPEREZ, Karine Gomes. (RE) CONFIGURATIONS OF ME: THE PRODUCTION OF PHOTOGRAPHIC SELF-PORTRAITS LIKE FICTION/DRAMATIZATION. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5186
dc.description.abstractThis theoretical and practical research proposes to investigate the artistic creation process of photographic self-portraits. It analyzes the possibilities of identity reconfigurations, involved in this process, resulting in the series (Re)Configurações do eu [(Re)Configurations of me], produced from two different types of images: photos 3x4 of documents and fictional and dramatized photographs in domestic environment. The series is composed of works created from these contaminated photographs by pictorial means (encaustic painting) and digital manipulations (overlaps and juxtapositions of images in digital laboratory), printed on matte canvas. The works present the hidden body with other people's clothing and veils, establishing direct relationship with the camera that registers their "poses/actions". They also present space-temporal compositions overlapped, contained in each layer of the images. Through these procedures, the self-portrait s subgenre and the subjects identity are problematized, showing not an artist's identity seen as "mesmidade" but (re)configurations of me through hidings and possibilities of multiplications identity, produced in the images. Like this, from the documents photographs, that indicate a standardized "me", the work reach the production of many dramatized mes who are creations or fictions.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutorretratopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectFicção/encenaçãopor
dc.subject(Re)configurações identitáriaspor
dc.subject(Des)identificações corporaispor
dc.subjectSelf-portraiteng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectFiction/dramatizationeng
dc.subjectIdentity (re)configurationseng
dc.subject(Un)identifications of the bodyeng
dc.title(RE) CONFIGURAÇÕES DO EU: A PRODUÇÃO DE AUTORRETRATOS FOTOGRÁFICOS COMO FICÇÃO/ENCENAÇÃOpor
dc.title.alternative(RE) CONFIGURATIONS OF ME: THE PRODUCTION OF PHOTOGRAPHIC SELF-PORTRAITS LIKE FICTION/DRAMATIZATIONeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa de mestrado tem como proposta investigar, de modo teórico-prático, o processo artístico de criação de autorretratos fotográficos, analisando as possibilidades de reconfigurações identitárias nele envolvidas. Resultou na série (Re)Configurações do eu , produzida a partir de dois tipos de imagens diferentes: fotografias 3x4 de documentos e fotografias ficcionais e encenadas em ambiente doméstico. É composta por trabalhos criados a partir dessas fotografias contaminadas por meios pictóricos (técnica de pintura-encáustica) e manipulações digitais (sobreposição e justaposição de imagens em laboratório digital), impressas em lona fosca. A série evidencia o corpo encoberto com vestimentas de outros indivíduos que não a autora/artista e véus, estabelecendo relação direta com a câmera fotográfica que registra suas poses/ações . Também apresenta variados agenciamentos espaço-temporais sobrepostos, contidos em cada camada das imagens. Através desses procedimentos, o subgênero do autorretrato e as questões identitárias do sujeito contemporâneo são problematizados, evidenciando-se, assim, não uma identidade do artista, encarada como mesmidade , mas (re)configurações do eu através de ocultações e possibilidades de multiplicações identitárias, produzidas nas imagens. Dessa forma, parte-se de fotografias de documentos, as quais presumem um eu padronizado, para atingir a produção de múltiplos eus encenados, que são criações ou ficções.por
dc.contributor.advisor1Hartmann, Luciana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707953Y9por
dc.contributor.referee1Santos, Maria Ivone dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796177Y2por
dc.contributor.referee2Rey, Sandra Terezinha
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783925T7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263551A9por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples