dc.creator | Ribas, Luciano do Monte | |
dc.date.accessioned | 2010-11-03 | |
dc.date.available | 2010-11-03 | |
dc.date.issued | 2010-07-30 | |
dc.identifier.citation | RIBAS, Luciano do Monte. Miriam garden Art Club: place of meeting between art and human rights. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5198 | |
dc.description.abstract | This work relates, within the context of globalization, contemporary art with human rights, taking as a case study on the experience of the artist Monica Nador in to Miriam Garden Art Club (Jamac), a nongovernmental organization headquartered in São Paulo. Divided into three chapters, this study aims at first, to characterize the object studied and demonstrate that the right to access, know, understand and make art to be understood as part of human rights. Below, defines the processes of globalization, localization, hegemony and counter-hegemony, inserting the Jamac this context. In the final chapter, defines four generations of human rights, identifies discourses they share with contemporary art and discusses how Miriam Garden Art Club, by exercising the transformative power of artistic activity, is able to promote art as a human right. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Direitos humanos | por |
dc.subject | Globalização | por |
dc.subject | Mônica Nador | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Human rights | eng |
dc.subject | Globalization | eng |
dc.subject | Monica Nador | eng |
dc.title | Jardim Miriam Arte Clube: lugar de encontro entre arte e direitos humanos | por |
dc.title.alternative | Miriam garden Art Club: place of meeting between art
and human rights | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho relaciona, dentro do contexto da globalização, a arte contemporânea com os direitos humanos, tendo como estudo de caso a experiência da artista plástica Mônica Nador junto ao Jardim Miriam Arte Clube (Jamac), uma organização não-governamental sediada na cidade de São Paulo. Dividido em três capítulos, este estudo busca, no primeiro, caracterizar o objeto pesquisado e demonstrar que o direito a acessar, conhecer, compreender e fazer arte precisa ser
entendido como parte dos direitos humanos. A seguir, conceitua os processos de globalização, localização, hegemonia e contra-hegemonia, inserindo o Jamac nesse
contexto. No capítulo final, conceitua as quatro gerações de direitos humanos, identifica discursos que eles compartilham com a arte contemporânea e discute como o Jardim Miriam Arte Clube, ao exercer o poder transformador da atividade
artística, é capaz de promover a arte como um direito humano. | por |
dc.contributor.advisor1 | Brites, Blanca Luz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6757996415119570 | por |
dc.contributor.referee1 | Siqueira, Holgonsi Soares Gonçalves | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1131404786425020 | por |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Altamir | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6180609329576172 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0177639965749689 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |