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dc.creatorPinto, Luciana Estivalet
dc.date.accessioned2013-06-05
dc.date.available2013-06-05
dc.date.issued2012-03-27
dc.identifier.citationPINTO, Luciana Estivalet. Trampled objects: a poetic experiment originated in the technique of intaglio. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5211
dc.description.abstractThis research explores metal sheet carving from the technique of intaglio. Each "trampled object" is inspired by the study of medieval illuminations images (from the tenth century to the fifteenth century), where the ornament is the focus of artistic creation. In this dissertation, I present my understanding of the term "intaglio" and I define my plastic work as "trampled objects" because using the nomenclature "matrix" requires a series of procedures that are ignored by me at the moment, namely, the imprinting of copies. However, I develop the technique of intaglio using metal sheets of copper and yellow brass, which are displayed directly to the public, in other words, without the traditional pattern of the resulting imprinting. Contemporary visual artists who also exhibit metal sheets [Laurita Salles (1952), Ana Alice Francisquetti (1955) and Otilia Carrique (1954)] are quoted and used to point out the central question guiding this research: the possibility of making metal sheets, which were seen as part of the process of intaglio, come to aesthetics fruition. I briefly comment on some relations of illuminations with the work developed, as it is inspired by medieval ornaments. I analyze some points of interest in the history of illumination and also comment on some contemporary paradigms of art from the thought of Yves Michaud (2008) mainly. Finally, I display to the reader the works developed during this survey. I also broach about the technical elaboration of the works, reporting all the way traced in the atelier, and argument on each of the four sets of engraved objects created (Pequenos Portais, Detalhes Iluminados, Citações Medievais and Filigranas), comparing them to images of some illuminations studied.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoéticas visuaispor
dc.subjectChapas metálicaspor
dc.subjectGravura em metalpor
dc.subjectIluminuraspor
dc.subjectOrnamentopor
dc.subjectVisual poeticseng
dc.subjectMetal sheeteng
dc.subjectIntaglioeng
dc.subjectIlluminationeng
dc.subjectOrnamenteng
dc.titleObjetos gravados: uma experimentação poética a partir da técnica de gravura em metalpor
dc.title.alternativeTrampled objects: a poetic experiment originated in the technique of intaglioeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa explora a gravação de chapas metálicas a partir da técnica da gravura em metal. Cada objeto gravado é inspirado no estudo de imagens de iluminuras medievais (desde o século X até o século XV), onde o ornamento é o foco da criação plástica. Nesta dissertação, apresento a investigação sobre o termo gravura e catalogo os trabalhos desenvolvidos como objetos gravados , pois aderir à nomenclatura matriz requer uma série de procedimentos que não são salientados neste momento, a saber: a impressão de cópias. Todavia, desenvolvo na técnica da gravura em metal a gravação de chapas de cobre e latão amarelo que são expostas diretamente ao público, ou seja, sem a tradicional estampa resultante da impressão. Algumas gravadoras contemporâneas que também trabalham com a exposição de chapas de metal são citadas: Laurita Salles (1952), Ana Alice Francisquetti (1955) e Otilia Carrique (1954), através delas aponto a questão central norteadora da pesquisa, que é a possibilidade de fruição estética através da materialidade das chapas metálicas que antes eram vistas apenas como uma etapa do processo da gravura. Brevemente, comento algumas relações das iluminuras com o trabalho desenvolvido, já que este é inspirado nos ornamentos medievais. Analiso alguns pontos de interesse na história da iluminura e alguns paradigmas contemporâneos da arte a partir do pensamento de Yves Michaud (2008), principalmente. Por fim, apresento os trabalhos desenvolvidos durante a pesquisa, discorro sobre o processo técnico de elaboração das obras, relato todo o percurso traçado em ateliê; e argumento sobre cada uma das quatro séries de objetos gravados criadas: Pequenos Portais, Detalhes Iluminados, Citações Medievais e Filigranas, comparando-as, em alguns momentos, com as imagens de algumas iluminuras estudadas.por
dc.contributor.advisor1Gomes, Paulo César Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2319109801277853por
dc.contributor.referee1Cattani, Maria Lucia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5551489423452469por
dc.contributor.referee2Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1234650265478193por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2537094269719035por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


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