Mostrar registro simples

dc.creatorPellegrin, Ricardo de
dc.date.accessioned2013-10-02
dc.date.available2013-10-02
dc.date.issued2013-03-05
dc.identifier.citationPELLEGRIN, Ricardo de. Mediated objects: miscegenated paintings. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5213
dc.description.abstractThe present research on Visual Poetics was developed between 2011 and 2013 as an investigation that was established by the combination of artistic practices and theoretical reflections, whose results reflect upon poetic strategies adopted by the conception and realization of those works. The proposal is based on contemporary issues that deal with the representation of objects in painting (still life) through the use of technical image, pictorial process that relates the concept of miscegenation. It was identified in those poetic strategies that the questions moved from the objects to the noise through mediated technique (optic) of the model. The confrontation between practice of studio and the data collected, visual and conceptual, intend to revitalize painting, permeating manual work with the perception from the mediated technique in order to demonstrate a view that makes connection with the issues from contemporaneity. Keywords: Painting, Mediation Technique, Still life, Optics, Noiseeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectMediação técnicapor
dc.subjectNatureza-mortapor
dc.subjectÓpticapor
dc.subjectRuídopor
dc.subjectPaintingeng
dc.subjectMediation techniqueeng
dc.subjectStill lifeeng
dc.subjectOpticseng
dc.subjectNoiseeng
dc.titleObjetos mediados: pinturas mestiçaspor
dc.title.alternativeMediated objects: miscegenated paintingseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa em Poéticas Visuais foi desenvolvida entre 2011 e 2013, como uma investigação que se estabeleceu na conjugação da prática artística a uma reflexão teórica, cujo resultado aborda as estratégias poéticas adotadas na concepção e realização desses trabalhos. A proposta instaura-se nas problemáticas contemporâneas da representação de objetos na pintura (natureza-morta) através do emprego da imagem técnica, processo pictórico relacionado ao conceito de mestiçagem. Identificadas nas estratégias poéticas as questões deslocaram-se dos objetos para o ruído gerado pela mediação técnica (óptica) do modelo. O confronto entre a prática de ateliê e os dados coletados, visuais e conceituais, pretende revitalizar a pintura, permeando este fazer manual com a percepção adquirida da mediação técnica, a fim de gerar uma visualidade que dialogue com as questões eminentes da contemporaneidade.por
dc.contributor.advisor1Gomes, Paulo César Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2319109801277853por
dc.contributor.referee1Stumm, Rebeca Lenize
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180723274611305por
dc.contributor.referee2Pellegrin, José Luiz de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639712285450838por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024620286299693por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples