Mostrar registro simples

dc.creatorCichelero, Marcos
dc.date.accessioned2016-02-18
dc.date.available2016-02-18
dc.date.issued2015-03-30
dc.identifier.citationCICHELERO, Marcos. GAME OVER: THE BODY (IN) EVIDENCEIN CONTEMPORARY ART. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5234
dc.description.abstractThis research in visual poetics aims to contribute to the formulation of reflections in contemporary art regarding the production in Art and Technology, through the creation of a gameart called Game Over and the presentation of this as interactive installation. This gameart was produced in immersive and interactive virtual environment, through the free Open Simulator platform that promotes the creation of virtual worlds. These environments are consisted as experimental places in contemporary art, being also called possible worlds and through his presentation in the form of interactive installation, search convergence between the material world and the virtual world. Virtual environments, created by numerical technology, are universes full of singularities to be explored, giving rise to new reflections in the field of art. The game in question will have as its main element body of evidence , which is in essence the criminal fact. Through an examination of body of evidence takes place the criminal forensics to determine the factors that attempt to clarify what has happened. It is intended to relate issues intrinsic to gameart as the simulation and subversion of reality, temporality, among others, issues that arise from the body of evidence and the interaction of this in the digital environment. To clarify the proposition presented in this study, we start from a research in art, through a constant dialogue between the theoretical reflection and artistic practice. Begins this research from one approach to the game concepts and gameart that target the potential of virtual environments and its relation to the body of evidence .eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGameartepor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectInstalação interativapor
dc.subjectInterfaces de acoplamentopor
dc.subjectCorpo de delitopor
dc.subjectGamearteeng
dc.subjectVirtual realityeng
dc.subjectInteractive installationeng
dc.subjectCoupling interfaceseng
dc.subjectBody of evidenceeng
dc.titleGame over: o corpo (em) delito na arte contemporâneapor
dc.title.alternativeGame over: the body (in) evidencein contemporary arteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa em poéticas visuais visa contribuir para a formulação de reflexões na arte contemporânea no que tange à produção em Arte e Tecnologia, especialmente em gamearte, por meio da criação de um gamearte denominado Game Over e a apresentação deste como instalação interativa. Tal gamearte foi produzido em ambiente virtual imersivo e interativo, através da plataforma livre Open Simulator que propicia a criação de mundos virtuais. Estes ambientes se constituem enquanto lugares de experimentação na arte contemporânea, sendo também chamados de mundos possíveis; e através de sua apresentação na forma de instalação interativa, busca a convergência entre o mundo físico e o mundo digital. Os ambientes virtuais, criados pela tecnologia numérica, são universos repletos de singularidades a serem exploradas, dando origem a novas reflexões no campo da arte. O gamearte em questão tem como elemento principal o conceito corpo de delito , que é em essência o fato criminal. Através do exame de corpo de delito realiza-se a perícia criminal a fim de determinar os fatores que visam esclarecer o ocorrido. Pretendeu-se relacionar questões intrínsecas à gamearte como a simulação e subversão da realidade, a temporalidade, entre outras, com questões que advêm do corpo de delito e a interação deste no meio digital. Para esclarecer a proposição apresentada neste estudo, partimos de uma pesquisa em arte, através de um diálogo constante entre a reflexão teórica e a prática artística. Iniciou-se esta pesquisa a partir de uma abordagem sobre os conceitos de jogo e de gamearte que se direcionam as potencialidades dos ambientes virtuais e sua relação com o corpo de delito .por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Andréia Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243757837987821por
dc.contributor.referee1Hildebrand, Hermes Renato
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263913436052996por
dc.contributor.referee2Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770857Y8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9252159417512683por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples