Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrittes, Letícia Ramalho
dc.creatorOliveira, Geisa Falcão de
dc.date.accessioned2014-09-30T14:28:07Z
dc.date.available2014-09-30T14:28:07Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/523
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis research aims at investigating, to the light of the paradigms of democratic management, if the role played by the pedagogical coordinator crosses the barriers of school and reaches the society, thus, changing it, as well as how such process develops in the orientation of the educators and the school community, it will also investigate which are the elements and tools that help the coordinator to conduct these processes. As the methodology, at first, a documental investigation has been used, secondly, a case study, in which, the field research made a closer observation of the context possible, as well as the clarification of the questions presented by means of interviews with the educators. The challenge is to continue researches and to bring up to discussion important issues related to teaching and education as a whole as well as the relations and implications of the school management, the teaching work of the pedagogical coordinator, its identity and the relevance of this professional for the school and the society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.titleCoordenação pedagógica na educação infantil: um elo na construção da gestão democráticapor
dc.title.alternativePedagogical coordination in elementary school: a link in constructing democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva investigar, dentro do marco do paradigma da gestão democrática se a atuação do coordenador pedagógico contribui na construção de uma gestão democrática que ultrapassa as barreiras da escola e alcança a sociedade modificando-a, e como se dá este processo na orientação aos educadores e comunidade escolar, bem como investigará quais são os elementos e instrumentos que auxiliam o coordenador a conduzir estes processos. Como metodologia, usou-se em um primeiro momento a investigação documental e em um segundo, o estudo de caso dando- se a pesquisa direta em campo, a qual possibilitou uma aproximação com o contexto, bem como o esclarecimento das questões apresentadas através de entrevistas coma as educadoras. O desafio é continuar pesquisando e colocando em diálogo às questões referentes ao ensino e a educação como um todo, bem como as relações e implicações da gestão escolar, o trabalho docente do coordenador pedagógico sua identidade e a relevância deste profissional para a escola e sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples