dc.contributor.advisor | Brittes, Letícia Ramalho | |
dc.creator | Braun, Eltiane | |
dc.date.accessioned | 2014-09-30T14:47:42Z | |
dc.date.available | 2014-09-30T14:47:42Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/525 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The segment of coordinating education stands out as an articulator in the preparation and execution of the Political-Pedagogical educational institutions in which they work. To accomplish this work, however, a range of knowledge must be articulated and acquired by the pedagogical coordinator. This research intends to initially identify what are the skills needed to perform their functions today and how it came about and what is the role of pedagogical coordinator in the school routine. Next, we sought to investigate the importance of coordinating education segment in the change process of educational practice and the search for an effective democratic management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Democratização | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.title | A coordenação pedagógica no processo de mudança da prática educacional | por |
dc.title.alternative | Coordination in the educational process change of educational practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Pssos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O segmento de coordenação pedagógica destaca-se como articulador na elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico das instituições de ensino nas quais atuam. Para realizar esse trabalho, no entanto, uma gama de saberes deve ser articulada e adquirida pelo coordenador pedagógico. Esta pesquisa pretende inicialmente, identificar quais são os conhecimentos necessários para o desempenho de sua função na atualidade e como surgiu e qual é o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar numa perspectiva de gestão democrática. Em seguida, buscou-se investigar a importância do segmento de coordenação pedagógica no processo de mudança da prática educacional e na busca por efetivação de uma gestão democrática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |