Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorSilva, Sueli Teresinha da
dc.date.accessioned2014-10-02T13:16:19Z
dc.date.available2014-10-02T13:16:19Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/533
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis study aims at presenting the discussion about the Syllabus in the Young and Adults Teaching. This subject matter chosen is a result of analysis about Pedagogic Political Project and invite members of scholar management to think new possibilities while Syllabus in the Young and Adults Teaching. The focus of this paper is a reflection of how schools could plan the Syllabus to this specific course in order to correspond needs and interests, thus, value knowledge´s students. Then, this study point to some questions: How does school management deal with The Syllabus in the Young and Adults Teaching? Thus, how does the community participate to construct a new Syllabus? As the way to contemplate the objective proposed, it is essential refers to important authors such as Andrade (2004), Freire (2002), Gómez (1998), Libâneo (2008), Sacristan (1998), Veiga (1998), and others authors that deal with this same subject matter. The Syllabus in the Young and Adults Teaching needs to be linked with the student´s profile. Considering the context, it demands a different school organization. Therefore, is a role of school management, which is community around, teachers, students and school workers, to think the Syllabus and make needs changes in order to become as a part of students reality. The development of the Syllabus requires other principle, which is Public Politics, related to value school and teachers once this task demands preparation, dedication, available time and infrastructure. These aspects represent the both sides. Although the limitations, teachers realize the importance of specific Syllabus to Young and Adults Teaching. However, if to plan a Syllabus is necessary to respect and identify the multiple student´s realities, it is essential value the teacher who deals with Young and Adults Teaching too in order this professional could perform the school function, which is responsible for experiences reconstructions by students from Young and Adults Teaching. Finally, is possible conclude that these aspects compose some important conditions to make changes according to the comprehension about a specific Syllabus to Young and Adults Teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestãopor
dc.titleO currículo na EJA: da prescrição à compreensãopor
dc.title.alternativeThe syllabus in the young and adults teaching: from prescription to comprehensioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA temática do presente trabalho gira em torno da discussão do currículo na EJA. O tratamento à temática parte da análise do Projeto Político Pedagógico e convida a gestão para repensar possibilidades do currículo na EJA. O objetivo a ser alcançado com este estudo é analisar de que forma a gestão planeja o currículo para esta modalidade priorizando suas necessidades e valorizando seus conhecimentos e suas especificidades. Assim, problematiza-se: de que forma a gestão articula o currículo na EJA? E ainda, como ela mobiliza a comunidade para construir o currículo para a EJA? Como forma de contemplar o objetivo e o problema proposto nessa pesquisa, buscou-se referendar autores como, Andrade (2004), Freire (2002), Gómez (1998), Libâneo (2008), Sacristan (1998), Veiga (1998), entre outros autores que abordam a temática desse trabalho. O currículo para a EJA precisa estar em sintonia com as novas configurações do perfil do aluno da EJA. Esse quadro impõe redimensionar a organização da escola para a EJA. Nessa tarefa, cabe a gestão da escola - que é sua comunidade, professores, alunos, pais e funcionários -, a repensar esse currículo adequado à realidade dos alunos da EJA. Mas isso demanda outro princípio, que é o de políticas públicas voltadas para valorização da escola, do professor, pois esse trabalho exige preparo, dedicação, tempo, infraestrutura, entre outros. Ora, tais contornos representam as duas faces de uma mesma moeda. Ainda que intenso e com limitações, a identificação e a importância do currículo e do trabalho com a EJA são reconhecidos pelos professores entrevistados. No entanto, se para planejar um currículo compreensivo, é preciso olhar, respeitar e reconhecer as múltiplas realidades dos alunos da EJA, também é preciso olhar, respeitar e principalmente, valorizar a função do professor da EJA a fim de que ele possa cumprir com a função educativa da escola, provocando a reconstrução das experiências por parte dos alunos da EJA. Portanto, é possível concluir que tais elementos compõem algumas das condições importantes para o redimensionamento da configuração compreensiva do currículo para a EJA.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples