Mostrar registro simples

dc.creatorMozzaquatro, Patricia Mariotto
dc.date.accessioned2017-02-06
dc.date.available2017-02-06
dc.date.issued2010-03-24
dc.identifier.citationMOZZAQUATRO, Patricia Mariotto. ADAPTATION OF MOBILE LEARNING ENGINE MOODLE (MLE MOODLE) TO DIFFERENT COGNITIVE STYLES UTILIZING ADAPTIVE HIPERMEDIA. 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5359
dc.description.abstractThe work aimed at identifying indicators for the adaptation of the virtual learning environment Mobile Learning Engine Moodle (MLE Moodle) to the cognitive styles of students through a system created to diagnose learning styles (SEDECA), developed to support the proposed adjustment. The research presented had as an objective to gather data about the main categories, predominating cognitive styles of the participants and their actions on the virtual learning environment MLE Moodle. The analysis of these categories allowed the definition of indicators, which made possible the adaptation of the virtual learning environment MLE Moodle to the different cognitive styles utilizing the adaptive hypermedia. The validation of the system was done in two groups where a course on educational softwares was taught. The materials and activities proposed on the adapted environment were presented according to the four most present cognitive styles in the research: Holist, Serialist, Divergent and Reflexive. Results show that the AVA MLE MOODLE with environment and content adapted to the different cognitive styles has influenced positively on the students learning process and also on their cognitive structure. This work stands out because it implements SEDECA integrated to the mobile virtual learning environment MLE Moodle accessed on a mobile device as well as on a desktop.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstilos cognitivospor
dc.subjectMLE Moodlepor
dc.subjectHipermídia adaptativapor
dc.subjectSEDECApor
dc.subjectCognitive styleseng
dc.subjectMLE Moodleeng
dc.subjectAdaptive hipermediaeng
dc.subjectSEDECAeng
dc.titleAdaptação do mobile learning engine moodle (MLE moodle) aos diferentes estilos cognitivos utilizando hipermídia adaptativapor
dc.title.alternativeAdaptation of mobile learning engine moodle (MLE moodle) to different cognitive styles utilizing adaptive hipermediaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho desenvolvido objetivou identificar indicadores para a adaptação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mobile Learning Engine Moodle (MLE Moodle) ao estilo cognitivo do aluno por meio do Sistema criado para diagnosticar estilos de aprendizagem (SEDECA), desenvolvido para dar suporte à adaptação proposta. A pesquisa apresentada teve por objetivo realizar um levantamento de dados sobre principais categorias, estilos cognitivos predominantes dos participantes e ação dos mesmos no ambiente virtual de aprendizagem MLE Moodle. A análise dessas categorias permitiu definir indicadores, que possibilitaram a adaptação do ambiente virtual de aprendizagem MLE Moodle a esses diferentes estilos cognitivos utilizando a hipermídia adaptativa. A validação do sistema foi realizada em duas turmas, onde foi ministrado um Curso sobre Softwares Educativos. Os materiais e atividades propostas no ambiente adaptado foram apresentados de acordo com os quatro Estilos cognitivos que mais se destacaram na pesquisa: Holista, Serialista, Divergente e Reflexivo. Os resultados inferidos mostram que o AVA Mle Moodle adaptado (adaptação do ambiente e conteúdo) aos diferentes estilos cognitivos influenciou positivamente no processo de aprendizagem dos alunos e consequentemente na sua estrutura cognitiva. Este trabalho diferencia-se por implementar o SEDECA integrado ao ambiente virtual de aprendizagem móvel MLE Moodle acessado via dispositivo móvel, como também, ao ambiente Moodle acessado via desktop.por
dc.contributor.advisor1Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706836P9por
dc.contributor.referee1Keller, Rodrigo dos Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762214Y3por
dc.contributor.referee2Nunes, Raul Ceretta
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792667H1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265425A1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples