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dc.creatorLima, Edirlei Everson Soares de
dc.date.accessioned2010-09-16
dc.date.available2010-09-16
dc.date.issued2010-06-27
dc.identifier.citationLIMA, Edirlei Everson Soares de. A DRAMATIZATION MODEL BASED ON AUTONOMOUS CINEMATOGRAPHY AGENTS FOR INTERACTIVE STORYTELLING. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5362
dc.description.abstractInteractive storytelling systems are applications that aim to tell stories and allow the users to interact with the system in order to change the future story events. In respect to the visual representation of the stories, there are several questions related to the manner how the scenes should be shown to the public. Many of these questions that today are faced in the development of interactive storytelling systems have been treated before by several filmmakers. Over the years the cinema has evolved and established various principles and rules to be adopted during the creation of a film. However, unlike movies, where every scene is carefully planned before it was filmed, and if a problem occurs it is simply filmed again, in interactive storytelling this freedom does not exist; usually the storyline of the narrative results from the real-time interaction between the viewers and the virtual actors. The dramatization of stories, whose sequence of events is unknown, depends on a robust dramatization system, which adapts itself appropriately to any type of scene. This dissertation presents a dramatization architecture composed by a set of cinematography-based autonomous agents inspired on the cinematography. To represent the knowledge of the agents is used an approach based on classifiers. More specifically, the architecture uses the Support Vector Machine classifier to classify the best camera shots, visual effects and sound tracks to the scenes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectComputaçãopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectArquitetura computacionalpor
dc.subjectCinematografia
dc.titleUm modelo de dramatização baseado em agentes cinematográficos autônomos para storytelling interativopor
dc.title.alternativeA dramatization model based on autonomous cinematography agents for interactive storytellingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSistemas de storytelling interativo são aplicações que buscam contar histórias e permitem que os usuários interajam com estas de modo a alterar os eventos futuros. No que se refere à representação visual das histórias, existem diversas questões relativas à maneira como as cenas devem ser mostradas ao público. Muitas questões que hoje são desafios no desenvolvimento de sistemas de storytelling interativo já foram tratadas antes por vários cineastas. Ao longo dos anos o cinema evoluiu e estabeleceu diversos padrões e princípios que devem ser adotados durante as filmagens de um filme. Entretanto, diferente do cinema, onde cada cena é minuciosamente planejada antes de ser filmada, e caso ocorra algum problema ela é simplesmente filmada novamente, em storytelling interativo não se tem toda esta liberdade; normalmente o enredo da dramatização resulta da interação em tempo real entre o público e os atores virtuais. A dramatização de histórias, cuja sequência de eventos é incerta, depende de um sistema de dramatização robusto, que se adapte de forma adequada a qualquer tipo de cena. Esta dissertação apresenta uma arquitetura de dramatização baseada em agentes autônomos inspirados na cinematografia. Para representar o conhecimento dos agentes utiliza-se uma abordagem baseada em classificadores, mais especificamente, utiliza-se o classificador Support Vector Machine para classificar as melhores tomadas de câmera, clima visual e trilhas sonoras para as cenas.por
dc.contributor.advisor1Pozzer, Cesar Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519764091092504por
dc.contributor.referee1Ciarlini, Angelo Ernani Maia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4612726434879544por
dc.contributor.referee2Costa, José Antônio Trindade Borges da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6135151156109356por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7212629072383228por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor


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