dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Pereira, Lucas dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2014-10-02T14:37:29Z | |
dc.date.available | 2014-10-02T14:37:29Z | |
dc.date.issued | 2013-12-16 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/538 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The project started out with an historical, ethnological and anthropological inquiry into
the construction and development of notions such as ‘African’ and ‘Afro-Brasilian’.
More in particular, it sought to reveal how an afro-aesthetic informs the afro-prints
currently produced in Brazil. Through research, new signs of afro-brasilianess were
identified, as well as contemporary directions in the development of this aesthetics.
These findings were used to open up the field usually referred to as ‘black
aesthetics’. Building forth on these findings, the project aimed at the creation of a
collection of prints that uses surface design to communicate new paradigms in
Brazilian negritude. Using some elements from the Afro-Brazilian lifeworld, a
collection of six prints was produced, divided in three families, all pertaining to the so
called ‘surfwear style’. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estamparia afro | por |
dc.subject | Design de superfície | por |
dc.subject | Negritude | por |
dc.subject | Afrocontemporâneo | por |
dc.title | A ressignificação da estética afro no desenvolvimento de padrões afro-contemporâneos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Design para Estamparia | por |
dc.description.resumo | O projeto concerne em uma busca histórica, etnológica e antropológica sobre a construção e o desenvolvimento do que é entendido como africano e afrobrasileiro, em particular como a estética afro vem informando a estamparia afro desenvolvida atualmente no Brasil. Pretendeu identificar novos signos, afim de abrir o campo entendido como estética negra, bem como identificar os caminhos contemporâneos que a mesma vem tomando. Nesta direção, o estudo teve a finalidade de desenvolver uma coleção de estampas utilizando o design de superfície como linguagem da comunicação dos novos paradigmas da negritude brasileira. Para tal, a partir de alguns elementos referenciais, neste contexto, gerou-se uma coleção de seis estampas divididas em três famílias, correspondente ao estilo surfwear. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |