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dc.creatorPereira, Adriano
dc.date.accessioned2013-08-12
dc.date.available2013-08-12
dc.date.issued2012-12-21
dc.identifier.citationPEREIRA, Adriano. Affective-recommender: a recommendation system aware to user s affective state. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5406
dc.description.abstractPervasive computing systems aim to improve human-computer interaction, using users situation variables that define context. The boom of Internet makes growing availables items to choose, giving cost in made decision process. Affective Computing has in its goals to identify user s affective/emotional state in a computing interaction, in order to respond to it automatically. Recommendation systems help made decision selecting and suggesting items in scenarios where there are huge information volume, using, traditionally, users prefferences data. This process could be enhanced using context information (as physical, environmental or social), rising the Context-Aware Recommendation Systems. Due to emotions importance in our lives, that could be treated with Affective Computing, this work uses affective context as context variable, in recommendation process, proposing the Affective-Recommender a recommendation system that uses user s affective state to select and to suggest items. The system s model has four components: (i) detector, that identifies affective-state, using the multidimesional Pleasure, Arousal and Dominance model, and Self-Assessment Maniking instrument, that asks user to inform how he/she feels; (ii) recommender, that selects and suggests items, using a collaborative-filtering based approache, in which user s prefference to an item is his/her affective reaction to it as the affective state detected after access; (iii) application, which interacts with user, shows probable most interesting items defined by recommender, and requests affect identification when it is necessarly; and (iv) data base, that stores available items and users prefferences. As a use case, Affective-Recommender is used in a e-learning scenario, due to personalization obtained with recommendation and emotion importances in learning process. The system was implemented over Moodle LMS. To exposes its operation, a use scenario was organized, simulating recommendation process. In order to check system applicability, with students opinion about to inform how he/she feels and to receive suggestions, it was applied in three UFSM graduation courses classes, and then it were analyzed data access and the answers to a sent questionnaire. As results, it was perceived that students were able to inform how they feel, and that occured changes in their affecive state, based on accessed item, although they don t see improvements with the recommendation, due to small data available to process and showr time of application.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComputação afetivapor
dc.subjectSistema de recomendaçãopor
dc.subjectSistema de recomendação sensível ao contextopor
dc.subjectComputação ubíquapor
dc.subjectE-learningpor
dc.subjectAffective computingeng
dc.subjectRecommendation systemeng
dc.subjectContext-aware recommendationeng
dc.subjectSystemeng
dc.subjectUbiquitous computingeng
dc.subjectE-learningeng
dc.titleAffective-recommender: um sistema de recomendação sensível ao estado afetivo do usuáriopor
dc.title.alternativeAffective-recommender: a recommendation system aware to user s affective stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSistemas de Computação Pervasiva buscam melhorar a interação humano-computador através do uso de variáveis da situação do usuário que definem o contexto. A explosão da Internet e das tecnologias de informação e comunicação torna crescente a quantidade de itens disponíveis para a escolha, impondo custo para o usuário no processo de tomada de decisão. A Computação Afetiva tem entre seus objetivos identificar o estado emocional/afetivo do usuário durante uma interação computacional, para automaticamente responder a ele. Já Sistemas de Recomendação auxiliam a tomada de decisão, selecionando e sugerindo itens em situações onde há grandes volumes de informação, tradicionalmente, utilizando as preferências dos usuários para a seleção e sugestão. Esse processo pode ser melhorado com o uso do contexto (físico, ambiental, social), surgindo os Sistemas de Recomendação Sensíveis ao Contexto. Tendo em vista a importância das emoções em nossas vidas, e a possibilidade de tratamento delas com a Computação Afetiva, este trabalho utiliza o contexto afetivo do usuário como variável da situação, durante o processo de recomendação, propondo o Affective-Recommender um sistema de recomendação que faz uso do estado afetivo do usuário para selecionar e sugerir itens. O sistema foi modelado a partir de quatro componentes: (i) detector, que identifica o estado afetivo, utilizando o modelo multidimensional Pleasure, Arousal e Dominance e o instrumento Self-Assessment Manikin, solicitando que o usuário informe como se sente; (ii) recomendador, que escolhe e sugere itens, utilizando uma abordagem baseada em filtragem colaborativa, em que a preferência de um usuário para um item é vista como sua reação estado afetivo detectado após o contato ao item; (iii) aplicação, que interage com o usuário, exibe os itens de provável maior interesse definidos pelo recomendador, e solicita que o estado seja identificado, sempre que necessário; e (iv) base de dados, que armazena os itens disponíveis para serem sugeridos e as preferências de cada usuário. Como um caso de uso e prova de conceito, o Affective-Recommender é empregado em um cenário de e-learning, devido à importância da personalização, obtida com a recomendação, e das emoções no processo de aprendizagem. O sistema foi implementado utilizando-se como base o AVEA Moodle. Para expor o funcionamento, estruturou-se um cenário de uso, simulando-se o processo de recomendação. Para verificar a aplicabilidade real do sistema, ele foi empregado em três turmas de cursos de graduação da UFSM, sendo analisados dados de acesso e aplicado um questionário para identificar as impressões do alunos quanto a informar como se sentem e receber recomendações. Como resultados, percebeu-se que os alunos conseguiram informar seus estados afetivos, e que houve uma mudança em neste estado com base no item acessado, embora não tenham vislumbrado melhorias com as recomendações, em virtude da pequena quantidade de dados disponível para processamento e do curto tempo de aplicação.por
dc.contributor.advisor1Augustin, Iara
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670816922219129por
dc.contributor.referee1Charão, Andréa Schwertner
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8251676116103188por
dc.contributor.referee2Maillard, Patrícia Augustin Jaques
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5723385125570881por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9700544789676248por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor


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