Mostrar registro simples

dc.creatorPossobom, Camila Cerezer
dc.date.accessioned2014-12-10
dc.date.available2014-12-10
dc.date.issued2014-04-15
dc.identifier.citationPOSSOBOM, Camila Cerezer. SistEX - A DYNAMIC SYSTEM TO DETECT THE STUDENT EXPERIENCE. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5434
dc.description.abstractThe widespread use of virtual learning environment (VLE) has great potential for the development of applications that meet needs in education. U -Learning environments the goal is to seek information related to the needs and preferences of users to create their context and present adaptations in its content to suit the user's profile, as in most traditional VLEs, such as Moodle, this process is not generally considered. Given the importance of a dynamic application that can continually adapt to the levels of students' knowledge, this dissertation proposes a module called SistEX (A Dynamic System for Detecting Student Experience). The adaptations in the environment used the Adaptive Hypermedia, and the type of information collected was the level of user knowledge, which were obtained through questionnaires applications. Furthermore, it was used and adapted the algorithm Q -Learning, from the intelligent tutoring system (ITS), to contribute to the user's learning process. As a result, the Software and user testing demonstrated that the environment SistEX worked satisfactorily, based on the assessments made by users who tested the module and its operation. The questionnaire was the System Usability Scale (SUS) on the module developed, which gave a result within a range considered good, which includes the objectives proposed in this work, even though some limitations and difficulties have been identified during development.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectU-learningpor
dc.subjectQ-learningpor
dc.subjectSUSpor
dc.subjectNível de conhecimentopor
dc.subjectU -learningeng
dc.subjectQ -learningeng
dc.subjectSUSeng
dc.subjectLevel of knowledgeeng
dc.titleSistEX um sistema dinâmico para detectar a experiência do alunopor
dc.title.alternativeSistEX - a dynamic system to detect the student experienceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA difusão do uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) apresenta um grande potencial para o desenvolvimento de aplicações que atendam necessidades na área da educação. Em ambientes U-Learning o objetivo é buscar informações relacionadas às necessidades e preferências dos usuários para criar o seu contexto e apresentar adaptações no seu conteúdo para se adequar ao perfil do usuário, visto que na maioria dos AVAs tradicionais, como o Moodle, esse processo geralmente não é considerado. Tendo em vista a importância de uma aplicação mais dinâmica e que consiga se adaptar continuamente aos níveis de conhecimento dos alunos, esta dissertação propõe um módulo denominado de SistEX (Um Sistema Dinâmico para Detectar a Experiência do Aluno). As adaptações realizadas no ambiente utilizaram a Hipermídia Adaptativa, sendo que o tipo de informação coletada foi o nível de conhecimento do usuário, que foram obtidas por meio de aplicações de questionários. Além disso, foi utilizado e adaptado o algoritmo Q-Learning, proveniente do sistema tutor inteligente (STI), para contribuir no processo de aprendizagem do usuário. Como resultados, no teste de Software e com usuários demonstraram que o ambiente SistEX atuou de forma satisfatória, tendo como base as avaliações feitas por usuários que testaram o módulo e o seu funcionamento. O questionário aplicado foi o System Usability Scale (SUS) sobre o módulo desenvolvido, que apresentou resultado dentro de uma escala considerada como boa, o que contempla os objetivos propostos neste trabalho, mesmo que algumas limitações e dificuldades tenham sido identificados durante o desenvolvimento.por
dc.contributor.advisor1Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706836P9por
dc.contributor.referee1Bernardi, Giliane
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770735T8por
dc.contributor.referee2Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167203367542704por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4283217794897467por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples