dc.contributor.advisor | Meurer, Ane Carine | |
dc.creator | Puhl, Raquel Inês | |
dc.date.accessioned | 2014-10-14T12:06:02Z | |
dc.date.available | 2014-10-14T12:06:02Z | |
dc.date.issued | 2007-02-13 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/558 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The Itinerant schools from the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra -MST - are public schools of the state that follows the movement in its displacement to guarantee the rights of the thousand of acamped children, youngers and adults to the
regular education. The understanding process of legalization of this Schools in there
State of Rio Grande do Sul, and try to stablish the problematization around brazilian
educational system, was the main pur of this research. To do this research, the
qualitative methodology developed the following actions: critical readings about basic
documents that support the public politics to education in our country and related
review of literature around this topic; investigation about the rules of the political
pedagogical project from the Rio Grande do Sul´s Itinerant School, as well as,
studies about the educational material produced by the MST´s Educational Group;
review of literature about the theme – social and educational movement; Dialogical
work was developed in the Herdeiros de Paulo Freire´s Shools located in the Sepé
Tiarajú´s Camp in São Gabriel/RS; and interviews were done in the base school, in
the Coordenação do Setor Estadual de Educação do MST and in the Secretaria de
Educação do Estado do RS. Result suggests that the Itinerant School emerged from
and it has been established in a governmental politic of administrative and financial
descentralization. This school reconfigure the role of the State´s duty to financial and
the educational system´s management. Because of it, there are two possible
implications: first, it tells the process to understanding the decentralization of
responsibility from the State to the Rural Organized Society; Second, it makes
evident that new ways of popular organization are encouraged in this context and it is
responsible for the educative process management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola itinerante | por |
dc.subject | Sistema de ensino | por |
dc.subject | Incentivo à leitura | por |
dc.subject | Politica governamental | por |
dc.subject | MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) | por |
dc.title | A gestão na perspectiva da escola itinerante do MST: uma leitura sobre política pública, organização social e educação | por |
dc.title.alternative | The managment in the MST itinerant school´s perspective: critical reading about public politic, social organization and education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | As escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST são escolas públicas estaduais que acompanham o Movimento em seus deslocamentos, garantindo o direito à educação a milhares de crianças, jovens e adultos acampados. Compreender o processo de legalização e organização dessas
escolas no Estado do Rio Grande do Sul, procurando estabelecer problematizações
em torno do sistema de ensino brasileiro na atualidade, foi objetivo central deste
trabalho. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa teve como ações: leituras críticas de
documentos que balizam as políticas públicas para educação em nosso país e
bibliografias afins; estudos acerca do Regimento, Projeto Político Pedagógico da
Escola Itinerante/RS, bem como, demais materiais elaborados pelo Setor de
Educação do MST; um levantamento bibliográfico em torno de temas como
movimentos sociais e educação; trabalhos dialógicos junto à escola Herdeiros de
Paulo Freire localizada no Acampamento Sepé Tiarajú/São Gabriel/RS; e entrevistas
na Escola Base, na Coordenação do Setor Estadual de Educação do MST e na
Secretaria da Educação do Estado do RS. Os resultados apontam que a Escola
Itinerante emerge e se afirma no bojo de uma política governamental de
descentralização administrativa e financeira, que reconfigura o papel do Estado no
financiamento e gestão do sistema educativo. Diante disso, realizam-se duas
leituras: a primeira reporta ao processo que compreende o deslocamento da
responsabilidade sobre a educação do âmbito do Estado para o campo da
sociedade civil organizada; a segunda evidencia que novas formas de organização
popular ganham força neste contexto e responsabilizam-se pela gestão do processo
educativo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |