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dc.contributor.advisorMeurer, Ane Carine
dc.creatorPuhl, Raquel Inês
dc.date.accessioned2014-10-14T12:06:02Z
dc.date.available2014-10-14T12:06:02Z
dc.date.issued2007-02-13
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/558
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe Itinerant schools from the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra -MST - are public schools of the state that follows the movement in its displacement to guarantee the rights of the thousand of acamped children, youngers and adults to the regular education. The understanding process of legalization of this Schools in there State of Rio Grande do Sul, and try to stablish the problematization around brazilian educational system, was the main pur of this research. To do this research, the qualitative methodology developed the following actions: critical readings about basic documents that support the public politics to education in our country and related review of literature around this topic; investigation about the rules of the political pedagogical project from the Rio Grande do Sul´s Itinerant School, as well as, studies about the educational material produced by the MST´s Educational Group; review of literature about the theme – social and educational movement; Dialogical work was developed in the Herdeiros de Paulo Freire´s Shools located in the Sepé Tiarajú´s Camp in São Gabriel/RS; and interviews were done in the base school, in the Coordenação do Setor Estadual de Educação do MST and in the Secretaria de Educação do Estado do RS. Result suggests that the Itinerant School emerged from and it has been established in a governmental politic of administrative and financial descentralization. This school reconfigure the role of the State´s duty to financial and the educational system´s management. Because of it, there are two possible implications: first, it tells the process to understanding the decentralization of responsibility from the State to the Rural Organized Society; Second, it makes evident that new ways of popular organization are encouraged in this context and it is responsible for the educative process management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola itinerantepor
dc.subjectSistema de ensinopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectPolitica governamentalpor
dc.subjectMST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)por
dc.titleA gestão na perspectiva da escola itinerante do MST: uma leitura sobre política pública, organização social e educaçãopor
dc.title.alternativeThe managment in the MST itinerant school´s perspective: critical reading about public politic, social organization and educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoAs escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST são escolas públicas estaduais que acompanham o Movimento em seus deslocamentos, garantindo o direito à educação a milhares de crianças, jovens e adultos acampados. Compreender o processo de legalização e organização dessas escolas no Estado do Rio Grande do Sul, procurando estabelecer problematizações em torno do sistema de ensino brasileiro na atualidade, foi objetivo central deste trabalho. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa teve como ações: leituras críticas de documentos que balizam as políticas públicas para educação em nosso país e bibliografias afins; estudos acerca do Regimento, Projeto Político Pedagógico da Escola Itinerante/RS, bem como, demais materiais elaborados pelo Setor de Educação do MST; um levantamento bibliográfico em torno de temas como movimentos sociais e educação; trabalhos dialógicos junto à escola Herdeiros de Paulo Freire localizada no Acampamento Sepé Tiarajú/São Gabriel/RS; e entrevistas na Escola Base, na Coordenação do Setor Estadual de Educação do MST e na Secretaria da Educação do Estado do RS. Os resultados apontam que a Escola Itinerante emerge e se afirma no bojo de uma política governamental de descentralização administrativa e financeira, que reconfigura o papel do Estado no financiamento e gestão do sistema educativo. Diante disso, realizam-se duas leituras: a primeira reporta ao processo que compreende o deslocamento da responsabilidade sobre a educação do âmbito do Estado para o campo da sociedade civil organizada; a segunda evidencia que novas formas de organização popular ganham força neste contexto e responsabilizam-se pela gestão do processo educativo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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