dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Prestes, Milene Xaubet | |
dc.date.accessioned | 2014-10-15T11:08:08Z | |
dc.date.available | 2014-10-15T11:08:08Z | |
dc.date.issued | 2006-06-14 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/565 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | PRESTES, M. X. Environmental education in rural school searching for an approximation to the Center for sheltering primates and birds through perception in an interdisciplinary process. Santa Maria: UFSM, 2006. In the period of August to December of 2005 a research was developed in the State School of Fundamental Teachings of Bela Vista, municipality of Passo Fundo, Rio Grande do Sul. The main objective was to stimulate the reflection of the school community of the Bela Vista district for an approximation
of these in relation to the conservation of nature and the implantation of the Center for Sheltering Primates and Birds (PRIMAVES), through the development of formal environmental education activities to analyze and compare the comprehension in relation to the conservation of nature. For that, the direction, coordination and
teachers of the school became involved in an interdisciplinary way in the programming and carrying out of the four modules developed with the students from the fifth to the eighth of the fundamental grades. The importance of the study through an integrate interdisciplinary approach developed a conservative reasoning that led the school community to contact with several environmental themes. The approximation of the group in relation to the understanding of the purposes of the Center during the several constructive discussions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Conservação da natureza | por |
dc.title | Educação ambiental na escola rural buscando através da percepção num processo interdisciplinar uma aproximação ao centro de acolhimento de primatas e aves | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | PRESTES, Milene Xaubet. Educação ambiental na escola rural buscando através da percepção num processo interdisciplinar uma aproximação ao centro de acolhimento de primatas e aves. Santa Maria: UFSM, 2006. No período de agosto a dezembro de 2005 desenvolveu-se uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Bela Vista, município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. O principal objetivo foi Estimular a reflexão da comunidade escolar do distrito de Bela Vista buscando uma aproximação destes em relação à conservação da natureza e a implantação do Centro de Acolhimento de Primatas e Aves
(PRIMAVES), através do desenvolvimento de atividades de educação ambiental formal buscando analisar e comparar a compreensão em relação à conservação da natureza. Para isso, envolveu-se a direção, coordenação e professores da escola de forma interdisciplinar na programação e efetivação dos quatro módulos desenvolvidos com os alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. A importância do estudo através de uma abordagem interdisciplinar integrada desenvolveu um raciocínio conservacionista fazendo com que a comunidade escolar entrasse em contato com as diversas temáticas ambientais. A aproximação do grupo ficou expresso pelas atitudes que os alunos expressaram em relação ao entendimento dos propósitos do Centro durante as diversas discussões construtivas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |