Navegação Mídias na Educação - EaD por orientadores "Medina, Roseclea Duarte"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
Conexão - implantação da mídia rádio na Escola Vitéllio Gazapina
(2013)Este artigo tem o intuito de mostrar a relevância da mídia rádio, na escola Vitéllio Gazapina de Santana do Livramento. O projeto foi desenvolvido com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, através da implantação ... -
O uso das tecnologias nos processos educativos: um desafio para os educadores
(2010)Este artigo aborda o uso das tecnologias nos processos educativos - um desafio para os educadores, e tem como objetivo principal analisar a maneira como o professor se relaciona com as tecnologias na atualidade, investigar ... -
O uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino universitário a distância: um estudo de caso
(2010-12-20)Este trabalho tem por objetivo analisar se os recursos tecnológicos de informação e comunicação de uma universidade na modalidade à distância e, se esses facilitam a construção do conhecimento. Para tanto, realizou-se uma ... -
Trabalhando com o software Hagáquê
(2014-12-19)O presente artigo teve como objetivo analisar a utilização do software HagáQuê no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, com alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emília Vieira da ... -
Weblog: uma estratégia pedagógica no desenvolvimento crítico-criativo dos alunos
(2011)O presente trabalho trata da utilização do Blog como ferramenta de registro e acompanhamento das atividades pedagógicas no contexto escolar de uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual. ... -
A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática
(2013)O presente artigo trata da contribuição que os jogos didáticos vêm fazendo na aprendizagem. Usados como instrumentos mediadores de ensino, onde os alunos contextualizam seu meio social, e seus conhecimentos associados sobre ... -
A influência e a tendência dos adolescentes em utilizarem MSN messenger como prática educativa
(2010)Na sociedade moderna, percebe-se que as novas tecnologias têm sido utilizadas em todas as áreas do conhecimento de maneira ampla e definitiva. Nesse sentido, desenvolveu-se a presente pesquisa bibliográfica que tem por ... -
Atividade lúdica no computador como ferramenta de alfabetização e letramento
(2013)Este artigo trata do uso de atividades lúdicas no computador como ferramentas de alfabetização e letramento com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola de zona rural da Rede Municipal de Ensino. O objetivo foi ... -
As mídias impressa e computador utilizadas no processo de inclusão de alunos deficientes visuais - estudo de caso da escola polo de Restinga Sêca - RS
(2010-09-08)Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal observar como acontece a interação entre alunos deficientes visuais e as mídias impressa e computador em uma escola considerada como Polo para alunos com Deficiência ... -
Trabalhando histórias em quadrinhos como um recurso didático para as aulas de Ciências
(2013)A presente pesquisa foi desenvolvida tendo como abordagem a possibilidade de trabalhar com mídia impressa no processo de aprendizagem dos alunos nas aulas de ciências. A mídia escolhida foi a História em Quadrinhos (HQs), ... -
Adolescência, drogas e mídias
(2013-12-13)O presente artigo faz uma reflexão sobre como a mídia digital e a Internet podem se transformar em armas multiplicadoras de informação na prevenção ao uso do álcool e tabaco nas escolas de ensino médio. O objetivo do ... -
Exploração dos recursos da informática no processo de ensino e aprendizagem
(2010-12-20)Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre as vantagens do uso da informática educativa pelos educandos e docentes que atuam diretamente nos primeiros anos das atividades escolares, ou seja, por professores que ... -
A internet como ferramenta de informação e pesquisa educacional
(2010-11-29)A utilização da internet pelos alunos do ensino médio é uma possibilidade mais eficaz na aprendizagem, assim como o interesse e a participação dos mesmos no transcorrer das aulas. Trata-se de uma nova forma de interação ... -
A influência dos jogos educacionais do projeto piloto UCA nas aulas de Matemática
(2013-12-13)O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de um jogo didático no processo de ensino-aprendizagem da Matemática e na memorização da tabuada, a partir da utilização de um laptop por aluno, através do ... -
Avaliando o impacto cognitivo do uso de um software educacional 3D no ensino de ciências com alunos do 8º ano do ensino fundamental
(2013-12-12)Este artigo visa investigar se a aprendizagem é potencializada pelo uso de um software educacional 3D nas aulas de ciências. Pois, de modo geral, os educadores se preocupam excessivamente com a utilização desses recursos ... -
O uso do objeto de aprendizagem "histórias fantásticas" na produção do gênero textual narrativo no 2º ano do ensino fundamental
(2014-12-19)Este artigo aborda a aplicação do objeto de aprendizagem “Histórias Fantásticas” na produção de texto narrativo no segundo ano do ensino fundamental. Tendo em vista a dificuldade de letramento, tanto na leitura quanto na ... -
Mídias na educação: a utilização do software Smart Kids na sala de recursos por aluno com atraso no desenvolvimento psicomotor
(2013-12-14)O presente artigo analisa a relação de interação e apropriação de conteúdos no aluno diagnosticado com atraso ou retardo no desenvolvimento psicomotor por intermédio de jogos educacionais. Corroborando com a construção ...