Navegação Mídias na Educação - EaD por orientadores "Silva, Luís Alvaro de Lima"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
Uma experiência sobre a utilização do computador em sala de aula com alunos autistas
(2014-12-18)A inclusão de alunos autistas no ensino regular é um desafio. Explorar a aprendizagem destes alunos especiais baseada no uso do computador é uma necessidade tanto do aluno quanto do professor. Este artigo apresenta uma ... -
A utilização de jogos online como ferramenta de auxílio na fixação de atividades desenvolvidas na alfabetização
(2014-12-19)Este artigo trata do uso de jogos online para a fixação de atividades do processo de alfabetização de crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa busca inserir o uso de jogos de alfabetização como ferramenta ... -
Tecnologias e mídias: aliadas no processo de ensino de arte
(2018-12-20)O presente artigo discute a importância do uso de tecnologias e mídias no processo de ensino e aprendizagem na vida de qualquer cidadão. Atualmente, é de extrema importância saber como utilizar essas ferramentas a nosso ... -
Trabalhando língua estrangeira através da rede social facebook
(2014-12-18)O presente artigo foi desenvolvido nas aulas de língua inglesa com um grupo de alunos de escola pública da rede estadual de ensino, alunos do 1º ano do ensino médio ( grupo de 28 discentes). O objetivo desta pesquisa foi ... -
A prática pedagógica no atendimento educacional especializado (AEE), com o uso das TIC/mídias
(2018-12-20)Este artigo tem como objetivo identificar quais mídias são utilizadas nas práticas do atendimento educacional especializado (AEE). O trabalho está alicerçado no paradigma qualitativo, através de um estudo de caso. A coleta ... -
Vídeo na educação infantil
(2018-12-20)O presente trabalho investiga o uso do vídeo na Educação Infantil, propondo uma pesquisa onde buscamos analisar a utilização do vídeo na escola. Sendo cada vez mais frequente o contato das crianças pequenas com este tipo ... -
Inserção do objeto de aprendizagem Hot Potatoes com as tecnologias de informação e comunicação (TICS) nas aulas de língua estrangeira - espanhol
(2014-12-19)Este artigo analisa a inserção de um Objeto de Aprendizagem – Hot Potatoes – com as TICS nas aulas de uma Língua Estrangeira Espanhol. O artigo apresenta uma contribuição para a construção de novas metodologias em sala ... -
O vídeo e o blog como ferramentas para ajudar os alunos do nono ano do ensino fundamental na interpretação de gráficos
(2017-10-21)Incluir as diferentes mídias existentes é um desafio para a maioria dos professores. Embora a tecnologia tenha avançado muito em várias áreas, a escola segue no contra fluxo desse desenvolvimento, ainda não explorando ... -
Impacto das mídias: auditiva, impressa e audiovisual na contação de histórias para crianças pequenas
(2017-10-21)A contação de histórias é uma ferramenta essencial na Educação Infantil. Entre outros motivos, as histórias exibidas em sala de aula têm a capacidade de encantar as crianças pequenas. As mesmas apresentam cenários, ... -
Luz, câmera e educação inclusiva: um relato de aprendizagens e práticas pedagógicas inclusivas através de um festival de vídeos
(2018-12-21)Este artigo revela alguns resultados da pesquisa sobre práticas pedagógicas inclusivas através da realização de um festival de vídeos em uma escola da rede municipal de ensino de São Gabriel no estado do Rio Grande do Sul. ... -
A efetividade da aprendizagem de língua inglesa através dos softwares educacionais
(2019-03-16)Este trabalho apresenta uma pesquisa acerca da efetividade que os softwares educacionais inferem aos alunos que buscam a aquisição da segunda língua, neste caso, a língua inglesa, e faz apontamentos baseados em percepções ... -
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais
(2014-12-18)Este artigo discute uma pesquisa sobre o dispositivo móvel (tablet) nas escolas. Nesta pesquisa, o artigo apresenta reflexões acerca da inserção dos dispositivos móveis na escola, por meio do ProInfo do Governo Federal, e ... -
A significância do uso integrado de mídia auditiva, impressa e visual na contação de história na educação infantil pré–escolar
(2017-10-21)O uso de mídias se faz cada vez mais presente na vida das crianças seja na vida escolar ou em suas casas. Dessa forma, se faz necessário que novas formas de apresentação de atividades cotidianas sejam inseridas no ... -
Blog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos do 5º ano
(2014-12-19)Professores são desafiados diariamente a buscar alternativas para tornar suas aulas mais atrativas, bem como chamar a atenção dos seus alunos. As novas tecnologias de mídias têm uma importância muito significativa nesta ... -
História em quadrinhos uma introdução a leitura
(2017-10-21)O presente trabalho visa traçar um histórico geral sobre os quadrinhos bem como discutir e demonstrar a importância destes na formação do gosto pela leitura. Aponta-se, entre outras coisas, para o fato de que as histórias ... -
Jogos online como ferramenta de aprendizagem lúdica no processo de alfabetização
(2018-12-20)Este artigo analisa o uso dos jogos online no processo de aprendizagem de crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental da rede privada. A pesquisa buscou utilizar de jogos de alfabetização como recurso de fixação e ... -
Jogo digital no ensino de ciências: ferramenta potencializadora para a aprendizagem
(2018-12-21)Este artigo descreve uma pesquisa utilizando jogo digital com o intuito de resgatar o interesse e a motivação dos estudantes pela disciplina de ciências e incentivá-los na construção do conhecimento. O trabalho caracteriza-se ...