dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Gomes, Juliana Pinto | |
dc.date.accessioned | 2014-11-03T11:33:30Z | |
dc.date.available | 2014-11-03T11:33:30Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/598 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The research that led to this article arose from the knowledge acquired in the Course of Specialization in Teaching in Early Childhood Education , Federal University of Santa Maria . My main goal was to research and ponder what constitutes a work of coordinating education in public schools in kindergarten areas north and west of Santa Maria - RS and the conceptions of these professionals to be a child , Curriculum in Early Childhood Education , their assignments in charge of pedagogical coordinator , and Continuing Education schools . This is a descriptive research to obtain knowledge based on the experiences of the subjects studied . It was found that there is by those coordinating a commitment to education, with children and with the direct assistance to teachers in the organization of pedagogical actions and continuous training of their staff . We conclude that the studied concepts are interlinked and are very important as we talk about the work of Pedagogical Coordination in Early Childhood Education , and , from that, we think in a continuing education for teachers of early childhood education that fulfills the daily needs of this professional work with this child who is the subject of rights and producer of culture and knowledge . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | A coordenação pedagógica nas escolas municipais de educação infantil das zonas norte e oeste da rede municipal de Santa Maria - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | A pesquisa que originou este artigo surgiu dos conhecimentos adquiridos no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Maria. Meu principal objetivo foi pesquisar e refletir como se constitui o trabalho da coordenação pedagógica nas escolas municipais de educação infantil das zonas norte e oeste de Santa Maria - RS e quais as concepções desses profissionais quanto ao ser criança, o Currículo na Educação Infantil, as suas atribuições no cargo de coordenador pedagógico, e a Formação Continuada das escolas. Trata-se de uma pesquisa descritiva visando obter conhecimentos baseados nas experiências dos sujeitos pesquisados. Constatou-se que existe por parte dessas coordenadoras um comprometimento com a educação, com as crianças e com o auxilio direto aos professores na organização das ações pedagógicas e na formação continuada de suas equipes. Conclui-se que as concepções estudadas estão interligadas e são muito importantes quanto falamos em trabalho da Coordenação Pedagógica na Educação Infantil, e, a partir disso, pensarmos em uma formação continuada para os professores de educação infantil que contemple as necessidades diárias desse profissional no trabalho com essa criança que é sujeito de direitos e produtora de cultura e conhecimento. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |