dc.contributor.advisor | Noal, Eronita Ana Cantarelli | |
dc.creator | Tolentino, Lourdes Adelina | |
dc.date.accessioned | 2014-11-03T17:05:59Z | |
dc.date.available | 2014-11-03T17:05:59Z | |
dc.date.issued | 2013-12-12 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/605 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article results from a proposition tested on fifth-year students of Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Malaquias Pinheiro primary school who showed difficulties on writing texts, organizing ideas and developing speaking skills. Having those issues in mind, classic children-literature books that were adapted to cartoons for television shows were used, aiming to take advantage of the influence television has in the children’s lives and helping as a knowledge object and promoting thought and joy on learning writing. The proposition was to present a few strategies to work the mentioned texts in that level of students, trying to foment oral communication development, writing development as well as show the importance of sounds related to pictures. This article tries to prove that television can be used as a pedagogic instrument and contribute in an educational way, since studies have shown that watching and listening favour learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Televisão | por |
dc.subject | Textos | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Uso da televisão como objeto de aprendizagem no estudo da formação de textos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de uma proposta realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Malaquias Pinheiro, que apresentavam dificuldades em escrever textos, organizar ideias e desenvolver a oralidade. Pensando nessas inquietações, foram aproveitados alguns clássicos da literatura infantil que foram transformados em desenhos animados ou adaptados para a televisão, com o objetivo de tirar proveito da influência da televisão na vida das crianças e que possa contribuir como objeto de conhecimento e promover a reflexão e o prazer de aprender a escrever. A proposta foi de apresentar algumas estratégias para se trabalhar tais textos nesse nível de escolaridade, com vistas a proporcionar o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da importância do som nas imagens. Tal trabalho buscou comprovar que a televisão pode ser utilizada como instrumento pedagógico e contribuir para ser um meio educativo, já que pesquisas comprovam que o ver e o ouvir facilitam a aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |