dc.contributor.advisor | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Zanini, Rejane | |
dc.date.accessioned | 2014-11-03T17:29:54Z | |
dc.date.available | 2014-11-03T17:29:54Z | |
dc.date.issued | 2013-12-12 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/607 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The following research aims to posit the use of cinema in school as a possible
gather with arts, not as a methodological tool, but as a way of recognizing the self in the
other. It is understood that this moment can be the only one in which students will have
contact with cinema art, being possible for teachers in any areas to promote. It will be
presented a short historical path of cinema in the world, some ways in which it is
identified, the use of cinema in education, through a new profile of student and cinema
in school; showing projects applied in a different perspective in Barcelona, Spain; and in Rio de Janeiro, Brasil. It will also be presented the Projeto Cinema Escola: a process
and a product developed in Santa Maria, in the state of Rio Grande do Sul, in the last
years of Elementary School, aiming at analyzing movies and cinema language with
specific purposes and the production of short films. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Anos finais | por |
dc.title | O cinema na escola: possibilidades múltiplas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar o uso do cinema na escola como um
encontro possível com a arte, não como ferramenta metodológica, mas como um meio
de reconhecimento de si e do outro. Entende-se que esse momento poderá ser o único
em que os alunos poderão ter contato com a arte cinematográfica e que é possível que os
professores de quaisquer áreas o promovam. Assim, será apresentado breve percurso
histórico do cinema no mundo, algumas maneiras como é identificado, o uso do cinema
na educação, diante de um novo perfil de aluno que se apresenta e o cinema na escola,
com a apresentação de projetos aplicados em uma perspectiva diferenciada em
Barcelona, na Espanha e no Rio de Janeiro, Brasil. Também será apresentado o Projeto Cinema na Escola: processo e produto, desenvolvido em Santa Maria, RS, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, que visa à análise de filmes e da linguagem
cinematográfica com fins específicos e à produção de curtas metragens. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |