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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorLinn, Adriane Flávia
dc.date.accessioned2014-11-06T12:13:52Z
dc.date.available2014-11-06T12:13:52Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/611
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis research, from the problem that is identified in the questioning: in what ways and to what extent the attitudes and decisions of school administrators affect the motivation of teachers in their work?, aims to verify the relationship between motivation of children education teachers and management model held in the school environment. Inspired by a school with demands concerning the issue, it is a case study with a qualitative approach, which relies on literature and field research, whose subjects are teachers and staff of the school mentioned. The theoretical framework presents two approaches: historical journey of the Brazilian children education from the earliest conceptions that guided their practices to the current consensus on the quality of democratic management; conceptions of motivation to work and views on its origin and influences. The field survey brought responses that converge to the theoretical elucidation: although the motivation is personal and subjective, the work environment, especially the form of management which it is practiced in, is one of the external factors that strongly influences and, in the case of school management, this has also the potential to limit or expand the awareness of teachers, a crucial fact to the quality of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.titleGestão escolar e motivação docente: uma relação intrínseca e determinante para a qualidade educacionalpor
dc.title.alternativeSchool administration and teachers motivation: a intrinsic and crucial relationship to the quality of educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa, a partir do problema que se identifica no questionamento: De que forma e em que intensidade as atitudes e decisões dos gestores escolares afetam a motivação dos professores em seu trabalho?, tem o objetivo de verificar qual a relação entre a motivação de professores de educação infantil e o modelo de gestão realizada no ambiente escolar. Inspirada em uma escola com suas demandas relativas ao tema em questão, trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, que se vale de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, cujos sujeitos são professores e equipe diretiva da referida escola. O referencial teórico apresenta dois enfoques: percurso histórico da educação infantil brasileira, desde as primeiras concepções que nortearam suas práticas até o atual consenso sobre as qualidades da gestão democrática; concepções de motivação para o trabalho e pontos de vista sobre sua origem e seus influentes. A pesquisa de campo trouxe respostas que convergem às elucidações teóricas: embora a motivação seja pessoal e subjetiva, o ambiente de trabalho, especialmente a forma de gestão que nele se pratica, é um dos fatores externos que fortemente a influenciam e, no caso da gestão escolar, essa tem, ainda, o potencial de limitar ou expandir a consciência dos professores, fato determinante para a qualidade da educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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