Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrindade, Bernardete
dc.creatorMachado, Ana Luiza Grohe
dc.date.accessioned2014-11-07T10:36:08Z
dc.date.available2014-11-07T10:36:08Z
dc.date.issued2013-12-21
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/612
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe world is undergoing major changes due to uncontrolled consumption and misuse of natural resources by the majority population. Faced with this situation, the growing concern about environmental issues and simultaneously mobilize various sectors of society in the pursuit of revitalization, improving the environment and quality of life for all. Thus, this project aims to understand, assess and develop focused on environ-mental education in teaching of elementary school science teaching practices. The research, characterized as action research involves the practice of recreational and educational activities in a class of twenty-one students of the 6th year of elementary school in State College Cerro Branco. This study is important to emphasize the need to offer a differentiated business linked to environmental education in formal educa-tion, where it can make the process of teaching-learning more attractive and enjoya-ble, besides arouse curiosity and critical thinking of students. As a result it is ob-served that the students understood the importance of being engaged citizens with environmental issues.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino formalpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectSaneamento ambientalpor
dc.titleEducação ambiental no desenvolvimento de atividades práticas e educativaspor
dc.title.alternativeEnvironmental education in the development of activities and educational practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO mundo vem passando por grandes transformações devido ao consumo desordenado e ao mau uso dos recursos naturais pela maioria da população. Diante de tal situação, cresce a preocupação referente às questões ambientais e simultaneamente, vários setores da sociedade mobilizam-se na busca da revitalização, da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida de todos. Sendo assim este projeto objetiva compreender, avaliar e desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental no ensino de ciências do Ensino Fundamental. A pesquisa, caracterizada como pesquisa-ação, envolve a prática de atividades lúdico- educativas em uma turma de vinte e um alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Cerro Branco. Este estudo é importante por ressaltar a necessidade de realizar um trabalho diferenciado ligado à educação ambiental no ensino formal, onde o mesmo pode tornar o processo de ensino-aprendizagem muito mais atraente e prazeroso, além de despertar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos. Como resultado observa-se que os alunos compreenderam a importância de serem cidadãos engajados com as questões ambientais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples