Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorLarssen, Fátima Inês Goldhart
dc.date.accessioned2014-11-07T11:14:06Z
dc.date.available2014-11-07T11:14:06Z
dc.date.issued2013-12-06
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/613
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work aims to report the case study developed at Coroinha Daronchi School, in Pro Morar neighborhood, Três Passos - RS, where it was used the environmental education as a tool for visualization, identification and awareness of the local problem: "Poor adhesion of the neighborhood´s dwellers to the Treatment of Domestic Sewage, station concluded since 2006”. It started with visits in the community, to the treatment station and after it was created, introduced and distributed illustrative materials. In order to sensitize the school community about the direct impairment that untreated domestic sewage cause to the planet through contamination of natural resources and human beings, impairing public health. It was concluded that developing activities focusing to the reality with environmental approach - arises the curiosity of students, they participate, create and build meaningful knowledge spontaneously. The challenge is to continue this project and engage interdisciplinarily, teachers, students and school community, contextualizing in formal and non-formal education framework the Environmental Education teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectTratamento de esgoto domésticopor
dc.subjectSaúde públicapor
dc.titleEducação ambiental como ferramenta de ensino aprendizagem aplicada aos alunos da escola municipal Coroinha Daronchi, Três Passos, RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental education as a teaching learning tool applied to students of the municipal school Coroinha Daronchi, Três Passos, RS.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como enfoque principal relatar o estudo de caso desenvolvido a partir da Escola Municipal Coroinha Daronchi, Bairro Pró Morar, Três Passos, RS, que utilizou-se da Educação Ambiental como ferramenta para visualização, identificação e conscientização do problema local: "Pouca adesão dos moradores do Bairro ao Tratamento de Esgoto Doméstico, estação concluída desde 2006". Partiu-se de visitas na comunidade, à estação de tratamento e posteriormente criou-se, apresentou-se e distribuíram-se materiais ilustrativos. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para os prejuízos diretos que o não tratamento do esgoto doméstico causa ao planeta através da contaminação dos recursos naturais e aos seres humanos, pelo comprometimento da saúde pública. Conclui-se que desenvolver atividades voltadas à realidade com enfoque ambiental, aguça a curiosidade dos educandos, eles participam, criam e constroem conhecimentos significativos, espontaneamente. O desafio está na continuidade desse projeto e que se consiga envolver interdisciplinarmente, educadores, educandos e comunidade escolar, contextualizando em âmbito formal e não formal o ensino da Educação Ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples