dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Mergen, Edimara Veridiana Dries | |
dc.date.accessioned | 2014-11-10T14:27:59Z | |
dc.date.available | 2014-11-10T14:27:59Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/617 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed to analyze the perception of Director, Educational
Supervisor and Teachers as regards the inclusion of PNEEs in the Escola Estadual
de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle, in the municipality of Arroio do
Tigre/RS. This is a qualitative research conducted through field study, documentary
research and the use of a questionnaire applied to two managers and six teachers to
collect information. The analysis of the information was through the reduction steps,
presentation and completion/verification. The meanings identified in the perception of
managers were: the inclusion process, the legal aspects and actions undertaken in
relation to the first two, and for teachers, professional preparation and actions for
inclusion process. Regarding managers, to the extent possible they seek remedy the
shortcomings of human and material resources. Teachers indicate discomfort, they
feel limited in serving PNEEs; consider inadequate training, excessive work in the
classroom and with the adoption of class multiseriate increased by the presence of
PNEEs, lack of human resources (experts), and lack of space for exchange of ideas.
Inclusive education is one of the new challenges facing the school management, in
the face of new demands of the school. It is suggested to continuing education for
teachers and school managers to overcome the existing problems in the institution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | A gestão escolar frente ao processo de inclusão | por |
dc.title.alternative | A school management process forward to inclusion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou analisar a percepção do Diretor, Supervisor Pedagógico
e Professores no que se refere à inclusão de PNEEs na Escola Estadual de Ensino
Fundamental São João Batista de La Salle, no município de Arroio do Tigre/RS.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória realizada através de estudo de
campo, pesquisa documental e uso de questionário aplicado a dois gestores e seis
professores para coletar as informações. A análise das informações foi através das
etapas de redução, apresentação e conclusão/verificação. Os significados
identificados na percepção dos gestores foram: o processo de inclusão, os aspectos
legais e ações desenvolvidas em relação aos dois primeiros; e para os professores,
o preparo profissional e ações para processo de inclusão. Em relação aos gestores,
na medida do possível eles procuram suprir as carências de recursos humanos e
materiais. Os professores indicam desconforto, sentem-se limitados no atendimento
aos PNEEs; consideram a formação insuficiente; excesso de trabalho em sala de
aula e com adoção de turma multisseriada acrescida pela presença de PNEE; falta
de recursos humanos (especialistas); e, falta de espaço para troca de ideias. A
educação inclusiva é um dos novos desafios impostos à gestão escolar em face das
novas demandas da escola. Sugere-se a formação continuada para os gestores e
docentes da escola para a superação dos problemas existentes na instituição. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |